Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher é arrastada pelas águas e ponte desaba durante temporal em Barretos

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

06/01/2022 20h30Atualizada em 07/01/2022 09h20

Uma idosa de 77 anos está desaparecida após ser arrastada pela enxurrada durante um temporal que durou pouco mais de uma hora e causou estragos em Barretos, a 430 km de São Paulo, na tarde de hoje. Ruas ficaram alagadas, carros foram arrastados e uma ponte desabou devido à força da água. Segundo a Prefeitura os estragos ainda estão sendo contabilizados.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher sumiu ao ser arrastada pela força da água no cruzamento da rua 20 com as avenidas 35 e 37. Ela teria caído em um córrego que corta a cidade e algumas propriedades rurais.

Ainda segundo a corporação, buscas foram feitas durante à tarde, mas a idosa ainda não foi localizada. Os trabalhos foram interrompidos durante a noite e serão retomados na manhã desta sexta-feira (7).

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a idosa momentos antes do desaparecimento. Nas imagens, é possível ver que a água está acima da cintura da mulher e ela não consegue sair do local. Motoristas que estavam próximos gritam por socorro.

Outra mulher também chegou a ser arrastada pela força da enxurrada, em outro ponto da cidade. No entanto, pessoas que estavam próximas fizeram o salvamento.

Estragos

A chuva começou por volta das 13h15 e terminou por volta das 14h30. A enxurrada provocou o desabamento da ponte que passa sobre o córrego Bairro Preto, que liga os bairros Cristiano Carvalho e Zequinha Amêndola, na avenida Fraternidade Paulista 1. No momento, não passava nenhum veículo pelo local.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 51mm na cidade em pouco mais de uma hora. O volume representa quase 30% do esperado para o mês de janeiro. Os bairros Cristiano Carvalho e Zequinha Amêndola, onde a ponte que desabou está localizada, tiveram o maior acumulado de chuva, com 128,1mm.

rua - Reprodução/ Redes Sociais - Reprodução/ Redes Sociais
Asfalto foi arrancado com a força da enxurrada
Imagem: Reprodução/ Redes Sociais

A chuva também impactou a área central da cidade. Dezenas de carros foram arrastados e parte do asfalto do encontro da rua 22 com a avenida 39 foi arrancado com a força da enxurrada, assustando moradores e comerciantes.

"Foi tudo muito rápido. Começou a chover forte e logo já vimos a rua enchendo de água e os carros sendo arrastados. Só quando parou de chover, a água baixou que percebemos todo o estrago. Moro aqui há cinco anos e nunca tinha visto algo assim", relata o estudante universitário Murilo Henrique de Souza.

Devido aos estragos, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar interditaram algumas ruas que tiveram o asfalto danificado. Ainda não se sabe quando a área será liberada para o trânsito.

A chuva provocou danos também na Casa de Bombas do bairro Zequinha Amêndola e rompeu uma adutora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade. O fornecimento de água foi interrompido em seis bairros.

Em nota, a autarquia explicou que os danos ainda estão sendo avaliados e não há previsão para que o fornecimento de água seja normalizado no município.