Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas destroem pontes e deixam mais famílias desabrigadas em MG

07.01.22 - BR-381 interditada na altura de Sabará (MG) - Reprodução/Twitter/@PRF_MG
07.01.22 - BR-381 interditada na altura de Sabará (MG) Imagem: Reprodução/Twitter/@PRF_MG

Do UOL, em São Paulo

08/01/2022 10h33Atualizada em 08/01/2022 12h53

Fortes chuvas seguem causando danos no estado de Minas Gerais. De ontem (7) para hoje (8), 32 famílias tiveram que deixar suas casas por causa de enchentes. Pontes foram destruídas e a Câmara Municipal de Cajuri, a 240 km de Belo Horizonte, foi atingida por um deslizamento.

De acordo com boletim da Defesa Civil estadual, o período chuvoso, registrado desde outubro, já deixou seis mortos e fez com que pelo menos 16 mil pessoas saíssem de casa. Mais de 120 municípios estão em estado de emergência.

Ao todo, 13.439 pessoas ficaram desalojadas e 3.224, desabrigadas. Nos dois casos, são pessoas que tiveram de deixar suas casas, mas são considerados desabrigados os cidadãos que necessitam de assistência do governo para moradia temporária.

Nas últimas 24 horas, as principais cidades afetadas foram Cajuri e Miradouro, no sudeste do estado, e Três Corações, ao sul.

  • Em Três Corações, com a cheia do Rio Verde, 23 famílias ficaram desabrigadas e a Defesa Civil desalojou outras 32 famílias, com 85 pessoas, por morarem em área de risco.
  • Em Miradouro, três pontes da área rural foram destruídas e algumas estradas de acesso foram interditadas por causa de deslizamentos, mas a cidade não está ilhada.
  • Já em Cajuri um deslizamento danificou a Câmara Municipal da cidade durante a madrugada. O local foi interditado e nenhuma pessoa ficou ferida.

Ontem, as enchentes já haviam alagado casas e destruído estradas em Pouso Alto e São Lourenço.

Dique de barragem transbordou na Grande BH

O dique de uma barragem transbordou e interditou a rodovia BR-040 nas imediações de Nova Lima (MG), região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã de hoje (8). Segundo o Corpo de Bombeiros, uma estrutura de contenção da Barragem da Mina Pau Branco não suportou o grande volume de chuvas.

O incidente ocorreu pouco antes das 11h. A rodovia federal foi inundada e o trânsito, interrompido. Não há registro de vítimas, ainda de acordo com os bombeiros.