Topo

Governo cubano nega permissão de saída à blogueira Yoani Sánchez

Yoani Sánchez foi convidada a visitar o Brasil e a participar da estreia do documentário "Conexão Cuba-Honduras", em Jequié (BA), em 10 de fevereiro, mas teve sua permissão para sair de Cuba negada - Reuters/Desmond Boylan
Yoani Sánchez foi convidada a visitar o Brasil e a participar da estreia do documentário "Conexão Cuba-Honduras", em Jequié (BA), em 10 de fevereiro, mas teve sua permissão para sair de Cuba negada Imagem: Reuters/Desmond Boylan

Do UOL, em São Paulo

03/02/2012 16h49Atualizada em 03/02/2012 18h08

O governo cubano negou pela 19ª vez a permissão de saída à blogueira Yoani Sánchez, que teve um visto de turista concedido pelo governo brasileiro no último dia 25. A informação foi postada pela própria cubana em seu Twitter.

"Não há surpresas. Voltaram a me negar a permissão de saída. É a ocasião de número 19 na qual me violam o direito de entrar e sair do meu país”, escreveu Yoani em sua conta no microblog.

Sánchez, autora do blog www.desdecuba.com/generaciony, havia pedido à presidente Dilma Rousseff que a ajudasse a obter uma permissão de viagem ao exterior, que Cuba tem lhe negado repetidamente.

O pedido foi feito por meio de um vídeo, no qual Sánchez lembrou a atuação da presidente durante o regime militar no Brasil: “Sei que ela conhece o que é a desproporção de poder entre um governo e um indivíduo, o que é o controle excessivo, a repressão”.

Do lado brasileiro, o pedido foi aceito, e o visto de turismo foi concedido pela Embaixada do Brasil em Havana. A decisão, porém, ficou nas mãos do governo cubano, como a presidente Dilma destacou durante viagem a Cuba no início desta semana: "O Brasil deu seu visto para a blogueira. Agora, os demais passos não são de competência brasileira".

Sánchez, uma das vozes mais críticas da blogosfera de Cuba, já recebeu antes outros vistos para viajar ao exterior, mas tampouco obteve a permissão de saída que os cubanos precisam para entrar em um avião.