Topo

Funeral de Thatcher reúne mais de 2.000 convidados e gera protesto em Londres

A rainha Elizabeth 2ª chega ao velório da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher - Joel Ryan/AP
A rainha Elizabeth 2ª chega ao velório da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher Imagem: Joel Ryan/AP

Do UOL, em São Paulo

17/04/2013 08h30Atualizada em 17/04/2013 08h53

O caixão com os restos mortais de Margaret Thatcher chegou nesta quarta-feira (17) à catedral de St. Paul, em Londres (Reino Unido), onde é realizado o funeral com honras militares da ex-primeira ministra britânica.

Reformas econômicas radicais marcaram governo de Thatcher

A cerimônia conta com a presença da rainha Elizabeth 2ª, membros do governo e cerca de 2.300 convidados, todos vestidos de negro. Entre eles estão o ex-presidente sul-africano Frederick De Klerk, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e os ex-primeiros ministros britânicos John Major, Tony Blair e Gordon Brown.

Também estão na cerimônia membros dos governos de Thatcher, personalidades do mundo do espetáculo, políticos de diferentes partidos e diplomatas de mais de 200 países. Mais de 1.800 organizações de mídia solicitaram credenciamento.

Ao chegar na catedral, Elizabeth 2ª foi recebida pelo hino britânico, "God Save the Queen (Deus Salve a Rainha).

A "Dama de Ferro", que esteve no poder entre 1979 e 1990, morreu em 8 de abril aos 87 anos. Seu funeral gerou grande polêmica devido ao alto custo e porque a ex-mandatária é vista como uma figura política que dividiu ao país. Pesquisas mostraram que muitos britânicos estão insatisfeiros com o gasto estimado de 10 milhões de libras (cerca de R$ 30 milhões) para o funeral, que está sendo pago pelo contribuinte, enquanto alguns parlamentares de esquerda dizem que o funeral cheio de pompa é exagerado.

Cortejo com protestos

O cortejo fúnebre começou o percurso pelas principais ruas de Londres na igreja de Saint Clément Danes da Real Força Aérea, na avenida Strand, entre fortes medidas de segurança. Milhares de curiosos, incluindo alguns manifestantes, acompanharam a procissão nas ruas de Londres.

Conheça as frases mais famosas de Thatcher

"Na política, se você quer que algo seja falado, peça a um homem. Se quer que algo seja feito, peça a uma mulher" (1982)

"Gosto de estar no centro das coisas" (1984)

Cerca de duas dezenas de opositores às políticas de Thatcher viraram as costas para o cortejo e alguns outros vaiaram a passagem do caixão. Um homem levantou um cartaz pedindo vaias e alguns manifestantes gritaram "escória", enquanto outros bateram palmas e jogaram flores.

O caixão, coberto com a bandeira britânica e um ramo de rosas brancas, foi transportado em uma carruagem de artilharia levada por seis cavalos e escoltada por membros das Forças Armadas, inclusive por regimentos que participaram da Guerra das Malvinas contra a Argentina, em 1982.

Durante todo o percurso o público se reuniu atrás de cercas de proteção e muitas pessoas carregavam bandeiras britânicas. Foram escutados aplausos no início e na chegada do cortejo fúnebre, enquanto o Big Ben se calou em sinal de respeito do Parlamento.

Algumas das principais artérias do centro da capital britânica foram fechadas ao trânsito, enquanto os curiosos se amontoaram ao longo do percurso e aplaudiram a passagem do caixão. A multidão foi vigiada por uma forte presença policial, cerca de 4 mil agentes, para impedir manifestações que pudessem interromper o cortejo.

Thatcher foi figura política central do século 20


Thatcher foi uma das mais influentes figuras públicas do século 20. Seu legado teve um efeito profundo nas políticas de seus sucessores, tanto conservadores como trabalhistas, enquanto seu estilo considerado radical e agressivo definiu seus 11 anos no comando do Reino Unido

Funeral histórico

O funeral de Margaret Thatcher está um nível abaixo de um de Estado, algo que não se via desde a morte, em 1965, do ex-primeiro-ministro Winston Churchill, considerado uma das grandes figuras da história britânica por seu papel na Segunda Guerra Mundial. A cerimônia terá também o mesmo status do funeral de Lady Diana Spencer, a princesa Diana, em 1997.

Durante o evento, os sinos do Big Ben deixarão de badalar, uma decisão excepcional que recebeu críticas de deputados da oposição trabalhista.

Ao pé das escadas de St. Paul se postaram os membros da Guarda Real, vestidos de vermelho e com seus típicos chapéus negros.

Entre os regimentos que se somaram à procissão fúnebre figuram os Guardas Galeses, que sofreram as maiores baixas nas Malvinas, os Guardas Escoceses, os Reais Engenheiros, o Regimento de Paraquedistas e os Reais Gurkhas, entre outros.

A bandeira britânica está a meio mastro na residência oficial de Downing Street e no Palácio de Westminster, sede do Parlamento.