Topo

Explosão de fábrica nos EUA foi equivalente a tremor; "foi como uma bomba nuclear", diz prefeito

Do UOL, em São Paulo

18/04/2013 11h27

O Serviço Geológico dos EUA informou que a explosão de uma fábrica de fertilizante no Texas (EUA) na quarta-feira (17) causou o equivalente a um terremoto de magnitude 2,1 na escala Richter, considerado de fraca intensidade.

Para efeito de comparação, o tremor que atingiu a fronteira do Irã com o Paquistão e deixou 32 mortos na terça-feira (16) registrou 7,7 de magnitude, segundo o Centro Iraniano de Sismologia. 

  • Reprodução/Google Maps

    Imagem de satélite mostra fábrica de fertilizantes antes da explosão que devastou a cidade

A explosão no Texas destruiu casas, causou incêndios, foi ouvida a uma enorme  distância - agências de notícias chegaram a falar em até 70 quilômetros - e criou uma bola de fogo de cerca de 30 metros de diâmetro sobre a fábrica. 

"Foi como se uma bomba nuclear tivesse explodido", descreveu o prefeito da cidade, Tommy Muska. O porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas estima que mais de 75 casas ficaram severamente danificadas.
 
As autoridades ordenaram a saída de centenas de pessoas que vivem na região, e ao menos metade da população de West (2.700 habitantes) teve que abandonar suas casas, por causa do risco de novas explosões.

A Administração de Aviação Federal (FAA, na sigla em inglês) proibiu os voos abaixo de 3 mil pés sobre a região do acidente.

Mais de 160 feridos

Uma explosão em uma fábrica de fertilizantes na cidade de West, no Estado americano do Texas, deixou um número ainda incerto de mortos e centenas de feridos.
 
A polícia estimou o número de mortes entre cinco e 15, incluindo os primeiros bombeiros que atenderam a ocorrência. Dois médicos foram confirmados entre os mortos.
 
A explosão ocorreu por volta das 20h (22h pelo horário de Brasília) de quarta-feira (17) na cidade, que fica a cerca de 190 km da capital Austin, e devastou a fábrica da West Fertilizer. Até o momento, a polícia trata o caso como uma explosão acidental.

Tanto o número de mortos quanto o de feridos são conflitantes nas agências de notícias americanas e internacionais. O diretor do sistema de administração de emergências de West, George Smith, afirmou que ao menos dois médicos morreram e três bombeiros devem ser confirmados entre as vítimas da explosão. Segundo Smith, a contagem de corpos pode chegar a 70.

  • Rod Aydelotte/Waco Tribune Herald/AP

    Idosa em cadeira de rodas é retirada de asilo no entorno de fábrica de fertilizantes que explodiu

O prefeito da cidade, Tommy Muska, disse que mais de 160 pessoas foram atendidas pelas equipes de resgate após a explosão.  Um socorrista declarou à agência "AFP" que o estado de 40 é muito grave.

O governador do Texas, Rick Perry, disse que o governo ajudará as autoridades locais no socorro às vítimas. A Casa Branca informou que o presidente Barack Obama acompanha de perto a situação. 

Polícia não crê em atentado

O sargento da Polícia de Waco, Patrick Swanton, disse que as autoridades ainda investigam a causa da catástrofe. Ele afirmou, porém, que "não há indicativo de que isso é qualquer coisa diferente de um incêndio acidental" - ou seja, sem relação com o recente atentado a bomba que matou três na maratona de Boston e o envio de cartas com substância venenosa à Casa Branca e ao Senado.

Segundo o jornal “The New York Times”, um incêndio atingia a fábrica de fertilizantes antes da explosão. “O fogo se espalhou, atingiu um dos tanques que contêm produtos químicos para tratar os fertilizantes, e houve essa explosão, cujos danos são de grande extensão”, disse  o congressista Bill Flores, do Texas.

Por volta das 10h (horário de Brasília), pelo menos dez prédios ainda estavam em chamas na cidade, segundo a emissora de TV local WFAA.

Testemunhas relatam como escaparam da tragédia

Testemunha do incidente, Bill Bohannan fazia uma visita à casa de seus pais, moradores no entorno da fábrica, quando aconteceu a explosão .

"Eu disse: 'isso vai explodir'. E pedi a meus pais que entrassem no carro. Estava de pé junto ao meu carro com a minha namorada, esperando que meus pais saíssem, e (a fábrica) explodiu. Nosso carro foi atingido", relatou Bill, que escapou sem ferimentos. 

Cheryl Marak, vereadora da cidade, disse que o impacto da explosão a derrubou no chão. "A minha casa e a da minha mãe desmoronaram e meu cachorro morreu", afirmou.

"Eu moro a 300 metros da fábrica e os vidros das minhas janelas foram destruídos", disse Jason Shelton.

Barry Murry, que mora a cerca de um 1,5 km de distância da fábrica, relata um cenário de pânico: "Foi como a explosão de uma bomba. Havia ambulâncias em todos os lugares".

O prefeito da cidade tenta transmitir otimismo.  "Não é o fim do mundo. É uma grande ferida que agora temos em nosso corações. Mas nós somos fortes; vamos reconstruir tudo". (Com agências internacionais)