Topo

Ganhador do Pulitzer faz charge pedindo "resistência" após explosões em Boston; veja

Duas bombas explodem durante Maratona de Boston, nos EUA

Do UOL, em São Paulo

18/04/2013 15h23Atualizada em 18/04/2013 15h38

Mark Fiore, ganhador do prêmio Pulitzer em 2010 por seu trabalho como cartunista editorial, um gênero até então inédito na premiação, divulgou em seu site (www.markfiore.com) uma charge animada em homenagem às vítimas das explosões na Maratona de Boston na última segunda-feira (15). Na animação, um atleta solitário corre quando, de repente, tudo fica branco e só se ouve o barulho de explosão e vozes de pessoas assustadas. Quando se ouve novamente o barulho de passos, a imagem retorna com um grupo de atletas correndo, e a folha de identificação dos corredores formam a palavra "endurance" (resistência ou perseverança, em português).

Personagens da tragédia

  • Reprodução/The Boston Globe

    Irmãos que assistiam à Maratona de Boston perdem uma perna cada um

  • Reprodução/Facebook

    Estudante chinesa morta na Maratona de Boston é identificada

  • Reprodução/Boston Globe

    Criança de 8 anos morta em ataque esperava o pai na chegada da maratona

  • Charles Krupa/AP

    Homem que tentou suicídio após filho morrer no Iraque vira herói

  • Reprodução/Facebook

    Mulher de 29 anos é a segunda vítima fatal da Maratona de Boston

  • Arquivo pessoal

    "Não sabíamos para onde era seguro ir", diz brasileira em Boston

  • Arquivo pessoal

    Passei pela chegada 1 min antes da explosão, diz brasileira em Boston

  • Reprodução

    Brasileiro que olhava maratona é salvo da explosão em Boston por minutos

Nesta quinta-feira (18), o presidente americano Barack Obama participou de um ato ecumênico em memória das vítimas do atentado. "Sim, nós vamos encontrá-lo e vamos fazer justiça! Nós vamos terminar a corrida! Não podemos deixar algo como isso nos parar. Isso não pode nos parar. É isso que vocês nos ensinaram, Boston", disse Obama.

O evento foi realizado na Catedral da Santa Cruz de Boston, na presença de 2.000 pessoas que fizeram fila desde muito cedo para acompanhar a cerimônia, entre elas autoridades estatais e locais.

"Uma celebração se tornou uma tragédia. Nós viemos hoje juntos para fazer uma homenagem, mas também para reafirmar que a essência dessa cidade e desse país vai permanecer unido e imbatível. Eu fui recebido aqui como um estudante de outro lugar. Fui bem recebido, assim como Michelle [Obama, a primeira-dama]. Nós andamos nessas ruas, conhecemos essas vizinhanças e podemos dizer: 'Boston você é minha casa'. Para milhões de nós, o que aconteceu na segunda-feira, foi algo pessoal", disse.

Polícia identifica dois suspeitos

A polícia identificou dois suspeitos pelos atentados na maratona. Segundo autoridades, os dois carregavam sacos pretos em cada um dos locais onde aconteceram explosões. Imagens devem ser divulgadas ainda hoje para que o público ajude a encontrar a dupla, que teria sido identificada a partir de câmeras de segurança.

Ontem (17), a imprensa americana chegou a noticiar que um suspeito havia sido detido, porém, minutos mais tarde, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a polícia de Boston e o FBI negaram que qualquer pessoa estivesse sob custódia. Ainda não está claro se ele agiu sozinho ou se pertence a algum grupo nacional ou internacional.

As imagens obtidas pela polícia deste suspeito mostram uma pessoa carregando uma mochila preta na rua onde as duas bombas explodiram, mas o vídeo ainda não foi disponibilizado.

Tal identificação é a primeira grande revelação divulgada publicamente sobre a investigação. Investigadores recolheram milhares de evidências, que vão de fotos tiradas de telefones celulares na hora da explosão a pedaços de estilhaços retirados das pernas das vítimas.