Topo

Dois palestinos são mortos por forças israelenses em protestos na Cisjordânia

Do UOL, em São Paulo

01/08/2014 15h25

Dois palestinos foram mortos pelas forças israelenses durante confrontos em manifestações na Cisjordânia nesta sexta-feira (1º), segundo informações da "AFP" e da "Reuters".

Mapa Israel, Cisjordânia e Gaza - Arte/UOL - Arte/UOL
Mapa mostra localização de Israel, Cisjordânia e Gaza
Imagem: Arte/UOL
Os homens foram mortos em dois incidentes separados durante embate entre milhares de manifestantes, que pediam o cessar-fogo na Faixa de Gaza, e as forças de segurança israelenses.

Um dos mortos é Tamer Smour, de 22 anos, que foi baleado no peito na cidade de Tulkarem. Uma porta-voz do Exército israelense disse à “Reuters” que as tropas atiraram após “violência fora do controle” com manifestantes atirando pedras e coquetéis molotov em soldados.

A segunda vítima é o palestino Udai Nafez, conforme informação da "AFP". Ele também levou um tiro no peito durante protesto em Saffa, a oeste de Ramallah.

1º.ago.2014 - Manifestante atira pedra em barreira policial israelense durante protesto em Belém, na Cisjordânia, contra a ofensiva militar em Gaza  - Ammar Awad/Reuters - Ammar Awad/Reuters
Manifestante atira pedra em barreira policial israelense durante protesto em Belém, na Cisjordânia, contra a ofensiva militar em Gaza
Imagem: Ammar Awad/Reuters

Segundo o Crescente Vermelho palestino, ao menos 39 pessoas ficaram feridas nos confrontos em diferentes partes do território. Em Hebron, cerca de 5.000 palestinos se reuniram em uma manifestação para denunciar o que chamam de "genocídio em Gaza". 

Em 25 dias de ofensiva, o número de mortos ultrapassou 1.500, segundo o Ministério da Saúde em Gaza, entre eles pelo menos 251 crianças, e os feridos chegam a 8.000. Do lado israelense, são 63 soldados mortos e três civis.

Apesar de uma trégua humanitária de 72 horas, com início previsto para esta sexta-feira, ter sido acordada entre Israel e Hamas, ataques mútuos continuaram e causaram 62 mortes de palestinos. Do lado israelense, um soldado teria sido raptado. (Com agências internacionais)