Topo

Capitais europeias fazem manifestações pró e contra refugiados

DO UOL, em São Paulo

12/09/2015 11h17Atualizada em 12/09/2015 20h07

Diversas capitais europeias fizeram neste sábado (12) marchas e manifestações pedindo solidariedade aos milhares de refugiados que têm chegado ao continente fugindo de conflitos na Síria e em outros países. Mas houve também protestos contra a presença deles.

Em Londres, milhares de pessoas se manifestavam para pedir uma política de acolhimento dos refugiados.

Ao som de tambores, os manifestantes exibiam cartazes com dizeres como "Os imigrantes não são bodes imigratórios" ou "A vida dos refugiados conta", em passeata que começou no Hyde Park e se dirigia para o gabinete do primeiro-ministro conservador David Cameron.

A manifestação conta com o apoio de diversas associações de caridade e ONGs, entre elas Anistia Internacional e "Stop the war coalition".

Na Dinamarca -- país que decidiu tornar mais restritiva sua legislação em termos de migração --, cerca de 30.000 pessoas se manifestavam neste sábado em Copenhague a favor da acolhida de refugiados, segundo uma estimativa da polícia.

"Tudo está transcorrendo em calma e ordem. Cuidem-se um dos outros", afirmou a polícia em seu Twitter.

Contra

Milhares de poloneses participaram em Varsóvia de uma manifestação convocada por organizações nacionalistas e de extrema-direita para mostrar rejeição ao amparo de refugiados no país.

Segundo a rede local "TVN24", cerca de 7.000 pessoas compareceram à convocação, que tinha sido proibida a princípio pela prefeitura da capital e foi permitida depois pelas autoridades regionais.

Vários manifestantes saíram às ruas com bandeiras polonesas e durante a manifestação, na qual houve incidentes isolados, foram cantados slogans contra a "islamização" da Europa. De acordo com a proposta da Comissão Europeia, a Polônia deveria receber cerca de 12 mil refugiados.

Outra manifestação do mesmo tipo reuniu centenas de participantes em Praga e Brastilava. (Com agências internacionais)