Topo

Acidente de trem em estação perto de NY deixa 1 morto e dezenas de feridos

Do UOL, em São Paulo

29/09/2016 10h51Atualizada em 29/09/2016 15h19

Um trem atingiu uma estação de passageiros em Hoboken, no Estado norte-americano de Nova Jersey, na manhã desta quinta-feira (29). Uma pessoa morreu e há registro de 108 feridos, segundo os governos de Nova York e Nova Jersey. 

As emissoras NBC e CBS chegaram a citar o número de três mortos, citando fontes de hospitais, mas recuaram após o governador de Nova Jersey, o republicano Chris Christie, confirmar que há registro de apenas uma vítima até o momento. 

Mais tarde, Christie concedeu entrevista em conjunto com o governador de Nova York, o democrata Bill Cuomo, confirmando o número de um morto e 108 feridos. De acordo com Christie, a pessoa que morreu estava na plataforma e foi atingida pelos destroços.

Segundo os governadores, as autoridades investigam o que motivou a colisão. "Não há qualquer evidência de que tenha sido nada além de um acidente", disse Christie. 

Passageiros relatam que o trem não conseguiu reduzir sua velocidade ao chegar à estação, batendo na barreira da plataforma, descolando dos trilhos e causando o desabamento de parte do teto da estação.

Hoboken fica bem próximo à cidade de Nova York, a cerca de 11 km, na margem oeste do rio Hudson, que separa a ilha de Manhattan do Estado de Nova Jersey. A estação é usada por muitos passageiros que vão de Nova Jersey para Manhattan.

Fotografias publicadas por passageiros mostraram um vagão do trem que colidiu e atravessou um cruzamento da estação, derrubando parte do teto e deixando destroços no local.

O acidente ocorreu por volta das 8h45 (horário local, 8h45 de Brasília), horário de pico. O trem vinha de Spring Valley, no Estado de Nova York, e estava cheio, de acordo com relato de testemunhas. Os primeiros vagões foram os mais atingidos no acidente, que também afetou as pessoas que aguardam o trem na plataforma.

Entrevistado pela Fox News, o passageiro Jim Finan disse que o trem não conseguiu reduzir em nada sua velocidade antes de bater nas barreiras da estação. "Parecia que estávamos em um veículo off-road. Estávamos sendo levados de um lado para o outro [dentro do trem] e então fomos arremessados para frente." Segundo Finan, as pessoas tentaram quebrar os vidros dos vagões após a colisão. 

Steve Mesiano, um dos passageiros do trem, disse ao canal NBC que no momento do choque ouviu um grande estrondo e que as luzes se apagaram imediatamente. Mesiano, que viajava no segundo vagão, contou que viu o teto do primeiro vagão colapsar e que, ao sair da composição, havia muitas pessoas ensanguentadas.

A Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, que administra a rede ferroviária na região metropolitana, suspendeu o serviço de trens em Hoboken. (Com agências internacionais)