Topo

Policiais fazem vistoria em celulares de crianças e emitem alerta contra game Roblox

Imagem do game Roblox, que virou motivo de preocupação para a polícia inglesa - Divulgação
Imagem do game Roblox, que virou motivo de preocupação para a polícia inglesa Imagem: Divulgação

Bruno Marise

Colaboração para o UOL

29/01/2018 18h32

Pais ingleses ficaram em alerta com o game online Roblox após nudez, mensagens com temática adulta terem sido encontradas no aplicativo para crianças. A informação é do site local Manchester Evening News.

A descoberta ocorreu após policiais visitarem uma escola e ficarem chocados como o número de alunos que eram usuários do aplicativo. Durante a visita, várias crianças revelaram ter amigos virtuais no aplicativo sem o conhecimento dos pais. Muitos disseram terem atingido o limite de 200 amigos por conta.

Após a visita, a polícia enviou uma carta aos pais alertando-os de que as crianças que jogam o game podem receber mensagens privadas inapropriadas além de poderem trocar mensagens de voz com estranhos.

Leia mais

“Nós conversamos com um grande grupo de alunos do primeiro ano e ficamos chocados quando mais da metade disse que jogava Roblox. No segundo ano, 70% disse jogar o game. A maioria dessas crianças revelou ter amigos virtuais sem o conhecimento dos pais. Ficou pior quando vários alunos afirmaram ter recebido mensagens de estranhos, e não contaram aos pais. Todos eles disseram ter visto personagens nus pelo game e fazendo coisas de adulto”, diz a carta.

A polícia também pediu a todos os pais para checarem as contas dos filhos e confirmar se eles tinham amigos desconhecidos.

O Roblox é um aplicativo com mais de 30 milhões de usuários e permite usuários, que supostamente precisam ter entre oito e 12 anos, a “explorar mundos virtuais”.

No ano passado, o mesmo jornal inglês divulgou que uma escola primária inglesa fez um alerta aos pais, com a suspeita de que o aplicativo poderia ser usado para aliciamento de crianças.

A escola tomou a medida após alunos revelarem a funcionários que pessoas estranhas estavam tentando contatá-las através do jogo.

Um porta-voz do Roblox emitiu um comunicado dizendo que “A segurança de nossa comunidade é nossa prioridade máxima e estamos constantemente avaliando e melhorando nossas medidas de segurança. Juntos queremos trabalhar com os pais e toda a comunidade para vigiarmos o mundo virtual de hoje e continuar a construir as melhores práticas para evitar situações negativas”.

Ao jornal, um porta-voz da Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças (NSPCC) afirmou que qualquer aplicativo que permita estranhos trocar mensagens com crianças, especialmente quando são de natureza sexual, é preocupante. “Nós gostaríamos de incentivar os pais a conversarem com seus filhos para que eles aprendam a ficar seguros online”, completa.