Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA têm primeiro mês de março sem tiroteio em escola desde 2002

7.mai.2019 - Xerife faz segurança do local enquanto estudantes são transportados em ônibus após tiroteio em escola do Colorado, EUA - Michael Ciaglo/Getty Images/AFP
7.mai.2019 - Xerife faz segurança do local enquanto estudantes são transportados em ônibus após tiroteio em escola do Colorado, EUA Imagem: Michael Ciaglo/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/04/2020 09h53

Com as escolas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus, os EUA tiveram, em 2020, o primeiro mês de março sem um tiroteio escolar desde 2002. A informação é da CBS News, baseada em dados do National School Safety Center e do National School Safety and Security Services.

O veículo ainda apontou que, em março de 2002, o país teve alguns incidentes que quase escalaram para um tiroteio. Por exemplo, um garoto de 13 anos foi impedido por um segurança da sua escola em Carmichael, na Califórnia, de carregar uma arma até a sala de aula.

De acordo com a organização não governamental Everytown for Gun Safety, sete incidentes de violência envolvendo armas de fogo foram registrados em escolas e universidades em março de 2020, mas nenhum chegou a alcançar os critérios normalmente usados para definir um tiroteio escolar.

Quatro destes incidentes foram disparos acidentais, um ocorreu entre adultos que estavam passando por um campo de futebol americano de uma universidade durante o fim de semana, e dois outros não chegaram a ferir nenhum estudante.

De acordo com estudo publicado em 2018 pelo New England Journal of Medicine, violência com armas de fogo é a segunda causa mais comum de morte entre jovens nos EUA, atrás apenas de acidentes automotivos.