Topo

Esse conteúdo é antigo

Bélgica: Associação pede aumento do consumo de batata frita na quarentena

Associação pede que belgas aumentem consumo de batatas para salvar indústria - Reprodução/TV UOL
Associação pede que belgas aumentem consumo de batatas para salvar indústria Imagem: Reprodução/TV UOL

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 16h32

A quarentena em função da epidemia de coronavírus na Bélgica ameaça um prejuízo de 125 milhões de euros (cerca de R$ 754 milhões) ao setor de produção de batatas. Diante da redução do comércio do tubérculo, associações estimam que quase 750 mil toneladas de batatas podem ser destruídas caso não seja consumidas.

Como solução para evitar o desperdício, Romain Cools, secretário da Belgapom (asssociação da indústria produtora de batatas), sugere que os belgas aumentem o consumo de batatas fritas durante a quarentena.

O setor de batatas, especialmente as fritas já congeladas, é um dos mais movimentados do país e vêm funcionando parcialmente, segundo a Forbes, após a demanda internacional cair — e com a queda de exportações, as batatas estariam sobrando nos estoques.

Estimativas apontam que os belgas consomem batatas fritas ao menos uma vez por semana, mas diante de restaurantes fechados e mercados operando abaixo do comum, Cools pediu ao Ministério da Agricultura que endosse a campanha em prol do aumento do consumo para salvar o mercado interno.

"É um pedido incomum, porque o setor de batatas na Europa nunca precisou pedir tanta ajuda até então", afirmou Cools. "Mas a pandemia está afetando o mercado global e o que antes era uma vantagem para nossa indústria, agora virou uma desvantagem", acrescentou.

A associação também pede que países como França, Holanda e Alemanha auxiliem na campanha.