Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: parlamento espanhol estende estado de emergência pela 4ª vez

Ruas de Madri, na Espanha, vazias durante a pandemia causada pelo novo coronavírus - Miguel Pereira / Getty Images
Ruas de Madri, na Espanha, vazias durante a pandemia causada pelo novo coronavírus Imagem: Miguel Pereira / Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/05/2020 15h37

O Parlamento da Espanha aprovou hoje a extensão do estado de emergência no país pela quarta vez.

Agora, as medidas severas de isolamento social como forma de combate ao coronavírus estão previstas até pelo menos 24 de maio.

A decisão foi aprovada por 178 votos contra 75, além de 97 abstenções. De acordo com a CNN, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, negociou votos de última hora para garantir o aumento da quarentena.

O principal partido da oposição, o PP, se absteve da votação, mas fez duras críticas às medidas impostas pelo governo, que é de viés de socialista, acusando Sánchez de manter cidadãos "reféns" e de cercear direitos fundamentais.

"Estamos limitando dois direitos, de mobilidade e de reunião, para garantir outros dois, à saúde pública e à vida. Para isso, precisamos do estado de emergência", defendeu o primeiro-ministro.

O governo diz, ainda, que o estado de emergência é essencial para garantir uma retomada segura à normalidade.

"Ignorar o risco da epidemia e levantar rapidamente o estado de emergência seria um erro absoluto, total e imperdoável que o governo não cometerá, e é por isso que está solicitando a extensão", argumentou.

O estado de emergência foi declarado pela primeira vez em 14 de março e estendido pela primeira vez em 27 de março.