Topo

Esse conteúdo é antigo

Brexit 'complicará' recuperação econômica, diz primeiro-ministro irlandês

Período para transição do Brexit termina em 31 de dezembro - PA Media via BBC
Período para transição do Brexit termina em 31 de dezembro Imagem: PA Media via BBC

Do UOL, em São Paulo

21/05/2020 11h17

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, disse hoje que a recuperação econômica da crise causada pela pandemia do novo coronavírus não será fácil. O parlamentar reforçou que o Brexit "complicará ainda mais" a situação.

Varadkar também alertou que alguns setores da economia podem nunca mais parecer os mesmos. "Como se trata de uma recessão global, é improvável uma recuperação liderada pelas exportações, impulsionada por alimentos agroalimentares, turismo e multinacionais, como experimentamos há dez anos", considerou.

"O Brexit vai complicar ainda mais as coisas. Como eu disse há alguns meses, o Brexit ainda não acabou. É só um período. Ou talvez, com mais precisão, o intervalo tenha acabado", acrescentou Varadkar.

Ainda no contexto da pandemia, o negociador europeu para o Brexit Michel Barnier criticou ontem o "tom" de seu colega britânico, David Frost, em uma carta em que acusa os europeus de propor um acordo comercial de "baixa qualidade".

O Reino Unido deixou de ser membro da União Europeia, depois de 47 anos, em janeiro deste ano. A concretização do Brexit foi motivo de celebração para alguns, e de tristeza para outros.