Topo

Esse conteúdo é antigo

Satélite capta imagem rara de possível submarino chinês em base subterrânea

Imagem de satélite de 18 de agosto de 2020 parece mostrar um submarino chinês usando uma base subterrânea na Ilha de Hainan, no Mar da China Meridional - Reprodução / Planet Labs Inc
Imagem de satélite de 18 de agosto de 2020 parece mostrar um submarino chinês usando uma base subterrânea na Ilha de Hainan, no Mar da China Meridional Imagem: Reprodução / Planet Labs Inc

Do UOL, em São Paulo

21/08/2020 09h34Atualizada em 21/08/2020 11h42

Uma imagem de satélite da empresa norte-americana Planet Labs mostra o que parece ser um submarino na Ilha de Hainan, no mar do Sul da China. O submarino aparenta ser de ataque nuclear, tipo 093, e estar entrando em um túnel para um cais subterrâneo na Base Naval de Yulin. As informações são da CNN norte-americana.

Drew Thompson, um ex-funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, disse ao site norte-americano que a fotografia do submarino é um fato raro.

"É incomum que um satélite comercial esteja sobre sua cabeça na hora certa", considerou.

O que não seria incomum, de acordo com Thompson, é a base subterrânea chinesa.

"Os chineses têm uma experiência tremenda na construção de instalações subterrâneas", disse ele, acrescentando que nelas são escondidos equipamentos militares, como submarinos e sistemas de mísseis.

A base de Yulin, no extremo sul da Ilha de Hainan e a quase 470 km a sudoeste de Hong Kong, é uma das principais instalações da China para proteger seus recursos navais.