Topo

Covid: evento em Boston pode ter contaminado 20.000 pessoas, aponta estudo

Evento em Boston pode ter sido superpropagador do novo coronavírus: estima-se 20.000 contaminados - Mehmet Emin Menguarslan / Anadolu Agency
Evento em Boston pode ter sido superpropagador do novo coronavírus: estima-se 20.000 contaminados Imagem: Mehmet Emin Menguarslan / Anadolu Agency

Do UOL, em

26/08/2020 08h22

Autoridades estão investigando se um mega evento realizado em fevereiro, em Boston, nos Estados Unidos, foi responsável pela transmissão do novo coronavírus a 20.000 pessoas.

Cerca de 200 convidados estiveram no evento de biotecnologia, realizado ainda no início da pandemia, quando aos governos ainda não haviam decretado quarentena. À CNN, a pesquisadora Bronwyn MacInnis disse que o evento "foi uma tempestade perfeita" para propagar o vírus.

"Recentemente, mais de 90 casos foram diagnosticados em pessoas ligadas a esta conferência ou aos seus participantes, levantando a suspeita de que um caso de superpropagação do vírus ocorreu lá", escreveram os pesquisadores do MIT e de Harvard no estudo publicado ontem online, mas que ainda não foi revisado por pares.

A superpropagação ocorre quando uma ou algumas pessoas infectadas geram uma cascata de transmissões de uma doença infecciosa. MacInnis disse que como estávamos no início da epidemia, o vírus "teve a chance de se espalhar amplamente antes que houvesse uma ampla capacidade de teste, paralisações, distanciamento social e uso de máscaras".

Para o estudo, os pesquisadores sequenciaram e analisaram 772 genomas completos do vírus na região de Massachusetts. Eles encontraram 80 introduções do vírus em Boston, predominantemente de outras partes dos Estados Unidos e da Europa, e "centenas de casos de surtos importantes" em vários locais, incluindo a conferência.

O novo estudo também investigou a disseminação do coronavírus em outros ambientes na área de Boston, entre eles, uma clínica de enfermagem, onde 85% dos residentes e 37% da equipe testaram positivo, e um abrigo para moradores de rua com casos registrados.

"Nossas descobertas destacam as relações estreitas entre grupos e populações aparentemente desconectados: virús de viagens de negócios internacionais abriram caminho para grandes surtos entre indivíduos sem-teto, se espalharam por toda a área de Boston e foram exportados para outras áreas nacionais e internacionais", concluíram os pesquisadores.