Topo

Esse conteúdo é antigo

Extrema direita influencia políticas de Trump, diz ex-oficial de segurança

Extrema direita e nacionalismo branco influenciam políticas de Donald Trump nos EUA, diz ex-oficial de segurança - Brendan Smialowski/AFP
Extrema direita e nacionalismo branco influenciam políticas de Donald Trump nos EUA, diz ex-oficial de segurança Imagem: Brendan Smialowski/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/08/2020 15h28Atualizada em 28/08/2020 16h59

Ex-oficial de contraterrorismo dos Estados Unidos, Elizabeth Neumann afirmou que vê influência do nacionalismo branco, vertente da extrema-direita, nas políticas de segurança e imigração no governo do presidente Donald Trump.

Em entrevista ao jornal MSNBC, Neumann relatou que embora não seja fácil adivinhar exatamente o que motiva os conselheiros e funcionários seniores de Trump, ideologias racistas "estão claramente presentes".

Pessoalmente acredito -- não conheço o coração de nenhum homem, mas pelo que experimentei e vendo algumas das pessoas com quem trabalhei, acho que há funcionários com um ponto de vista nacionalista branco impactando essas políticas [de segurança e imigração]"
Elizabeth Neumann

"Algumas dessas políticas têm bons meios de segurança, mas quando você as envenena com esse nacionalismo branco, meio que arruína a capacidade de fazê-las bem", afirma.

"Ações do presidente Trump e sua linguagem são racistas"

Recentemente, a ex-oficial apareceu em um vídeo para a organização Republican Voters Against Trump (Eleitores Republicanos Contra Trump, em tradução do inglês) em que explica que votou no presidente em 2016 com base em suas opiniões contra o aborto. No entanto, seu tempo na administração mostrou que Trump estava de fato alimentando muitas ameaças que ela deveria ajudar a neutralizar e eliminar.

"Durante o período de 2017 a 2018, começamos a ver a ascensão da supremacia branca como ideologia. Eu e minha liderança no Departamento de Segurança Interna éramos muito claros ao afirmar que a ideologia por trás do nacionalismo branco, a supremacia branca, era uma ameaça crescente."

"Uma pergunta muito comum que recebia era:' A retórica do presidente torna seu trabalho mais difícil? 'E a resposta é sim. As ações do presidente e sua linguagem são, na verdade, racistas", concluiu Neumann.