Topo

Esse conteúdo é antigo

Drone voa por mais de 15km para levar rim para transplante nos EUA

Drone voou por 16km para transportar um rim em Las Vegas, nos EUA - Foto/Divulgação
Drone voou por 16km para transportar um rim em Las Vegas, nos EUA Imagem: Foto/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/09/2020 18h05

Drones, equipamentos inicialmente desenvolvidos por militares, começam cada vez mais a fazer parte do dia a dia dos civis. Não só utilizados para captura de imagens aéreas, entregas com veículos não tripulados (VANTs) já são uma realidade. A medicina não fica alheia aos benefícios desta promissora tecnologia, tendo batido o recorde de distância no transporte de orgãos via drone no último dia 17.

A Nevada Donor Network, uma organização de distribuição de orgãos, anunciou, na última semana, dois voos de teste bem-sucedidos no transporte de orgãos e tecido humano via drones em Las Vegas.

O primeiro percorreu 1,8 milhas, cerca de 3 quilômetros, em um transporte de córneas entre hospitais, em apenas 5 minutos.

Já o segundo, e histórico, saiu de um aeroporto de Las Vegas com destino a uma pequena cidade no deserto. A missão durou por volta de 25 minutos, percorrendo 10,3 milhas, aproximadamente 16km, e deu-se cumprida. Esse voo bateu o recorde estabelecido em abril de 2019, quando houve o primeiro paciente da história a receber um rim transportado via drone.

Joe Ferreira, CEO e presidente da Nevada Donor Network, exaltou as portas abertas pelo sucesso nos testes: "Nos lança no futuro do transporte de órgãos e nos permitirá ter ainda mais sucesso nos próximos anos", e ainda adicionou, "O futuro da doação e transplante de órgãos será definido pela inovação."