Topo

Esse conteúdo é antigo

Família reencontra cão baleado por fazendeiro, após oito anos desaparecido

A família feliz por estar reunida com Kavik após perderem a esperança de um dia vê-lo novamente - Reprodução/Facebook/Stevie Rodger
A família feliz por estar reunida com Kavik após perderem a esperança de um dia vê-lo novamente Imagem: Reprodução/Facebook/Stevie Rodger

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/11/2020 17h12

Uma família escocesa recebeu uma notícia muito feliz, mesmo que nada esperada, na terça-feira (17): o cachorro deles, Kavik, foi encontrado após oito anos desaparecido. O pai, Stevie Rodger, não perdeu tempo e logo no dia seguinte dirigiu 445 km até Birmingham, na Inglaterra, para buscar o pet, que ele pensava estar morto.

Kavik, filhote de um cruzamento de pastor alemão com malamute do Alasca, desapareceu após escapar da casa da família junto a seu irmão Konan, na cidade de Hamilton, em maio de 2012. A busca pelo par de cachorros, no entanto, se desenrolou de maneira trágica para a família. Konan foi encontrado morto próximo a um campo de ovelhas, baleado por um fazendeiro.

Kavik também sofreu um tiro, mas não estava mais no local. Apesar de vasculhar a área e oferecer uma grande recompensa pelo cão, que na época tinha 18 meses, a família não conseguiu encontrá-lo.

A esperança de se reencontrar com o pet já havia sido perdida pela família, até que um telefonema, vindo de uma organização de apoio a cães perdidos, reacendeu o "1% de fé". Segundo a Lost Dogs Scotland (Cães Perdidos da Escócia, em tradução livre), um cão com a mesma descrição de Kavik havia sido encontrado, e estava sendo mantido em um abrigo em Birmingham, a mais de 430 km de distância da casa da família.

"Sinceramente, não pude acreditar quando recebi a ligação dizendo que Kavik havia sido encontrado", disse Stevie, que, mesmo sem ter certeza que o cachorro encontrado era o dele, decidiu ir para a Inglaterra no dia seguinte.

"Passei a noite toda sentado olhando para a foto que me enviaram do cachorro, pensando 'com certeza não, simplesmente não pode ser ele'. Mas quando cheguei, soube imediatamente que era ele e comecei a chorar", relatou o gerente de eventos infantis, emocionado com o reencontro.

Stevie com Kavik após dirigir mais de 850 km para reencontrar o 'amigão' - Reprodução/Facebook/Stevie Rodger - Reprodução/Facebook/Stevie Rodger
Stevie com Kavik após dirigir mais de 850 km para reencontrar o 'amigão'
Imagem: Reprodução/Facebook/Stevie Rodger

Os oito anos de distância, somados às rusgas de uma vida nas ruas, não foram um motivo para que Kavik se esquecesse de sua origem. "Ele veio correndo até mim e começou a me lamber como se tivesse me visto ontem. Foi uma reunião muito emocionante", disse Stevie.

Kavik estava subnutrido quando foi acolhido pelo abrigo - Reprodução/Facebook/Birmingham City Counsil - Reprodução/Facebook/Birmingham City Counsil
Kavik estava subnutrido quando foi acolhido pelo abrigo
Imagem: Reprodução/Facebook/Birmingham City Counsil

O abrigo contou ao dono que Kavik foi encontrado em um estado subnutrido, procurando comida em uma loja de animais. Os funcionários do local, com pena dele, contataram o abrigo para que o recolhesse. Convencidos que Kavik realmente pertencia a Stevie, os cuidadores se despediram do animal, que embarcou na viagem de 4h30 até a antiga casa.

Chloe, filha de Stevie, admitiu que ficou "sem palavras" após ver Kavik mais uma vez. A garota de 14 anos disse: "Eu tinha apenas seis anos quando ele desapareceu e eu e meus amigos o procuramos por meses depois".

Sem esconder a felicidade, emocionada, ela acrescentou: "Agora são lágrimas de alegria. Estamos todos muito felizes por ele estar de volta ao lar, onde pertence".