Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump cria vaquinha para "defender integridade" de eleição nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante cerimônia no Salão Oval, na Casa Branca - Saul Loeb/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante cerimônia no Salão Oval, na Casa Branca Imagem: Saul Loeb/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/12/2020 11h01

Derrotado por Joe Biden no pleito presidencial dos EUA, Donald Trump e sua equipe criaram uma vaquinha virtual para "defender a integridade" das eleições.

O ainda presidente publicou, em seu Twitter, um vídeo da campanha, que começa com elogios ao mandato do republicano (assista abaixo). "O presidente Trump criou milhões de empregos, salvou a economia de uma pandemia global e levou a todos a distribuição de uma vacina", iniciou o narrador do vídeo.

Na sequência, a campanha compara os 74 milhões de votos que o político teve na última eleição com números de Barack Obama, Bill Clinton e Hillary Clinton, antes de enfatizar os votos de afro-americanos, latinos e judeus.

O vídeo destaca as vitórias de Trump nos estados de Ohio e Florida antes de questionar a legalidade das eleições e sugerir que votos de pessoas mortas foram contabilizados.

A campanha ainda mostra um vídeo desvirtuado de Biden falando que "uma organização de fraude eleitoral mais ampla e inclusiva da história da política americana" foi criada. O democrata, no entanto, falava sobre segurança eleitoral ainda em outubro, antes do pleito.

Por fim, o vídeo mostra o site da vaquinha para doações de colaboradores. "Os americanos mereciam uma eleição justa, mas os democratas não nos permitiram uma. O presidente precisa da sua ajuda para vencer! Ele está convocando seus defensores mais ferozes e leais, como você, para dar um passo à frente e lutar Por favor, contribua com qualquer quantia agora para defender a integridade da nossa eleição e aumentar em 100% o seu impacto."

Assista ao vídeo: