Topo

Esse conteúdo é antigo

Itamaraty diz que cinco brasileiros estão no Afeganistão e dois querem sair

Do UOL, em São Paulo

21/08/2021 10h13

O Ministério das Relações Exteriores informou que cinco brasileiros estão no Afeganistão atualmente e dois deles manifestaram o desejo de deixar o país. O grupo fundamentalista Talibã tomou o poder no último final de semana.

A pasta não deu detalhes sobre os três demais.

O Itamaraty assegurou ainda que brasileiros que necessitem receberão apoio "o mais rápido possível" e diz que está realizando coordenação diplomática com países que têm conduzido operações de resgate em território afegão.

Mais de 18 mil pessoas foram retiradas de avião da capital Cabul desde que o Talibã tomou a capital do Afeganistão, disse uma autoridade da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ontem.

"A situação dos brasileiros no Afeganistão constitui, neste momento, prioridade para a assistência consular do Itamaraty. Foram amplamente divulgados os dados de contato da Embaixada do Brasil em Islamabad, que tem a representação do Brasil junto ao Afeganistão e a jurisdição consular sobre o território afegão, e da Divisão de Assistência Consular, para identificar e apoiar brasileiros que precisem urgentemente de auxílio. São os seguintes os telefones de plantão da Embaixada do Brasil no Paquistão (+92 300 8525941) e da Divisão de Assistência Consular do MRE (+55 61 98197-2284)", acrescentou a pasta.

Ainda segundo o ministério, o governo avalia a possibilidade de concessão de vistos humanitários para pessoas afetadas pela situação política no Afeganistão "em termos semelhantes aos concedidos a haitianos e apátridas da República do Haiti e para as pessoas afetadas pelo conflito na Síria".

Imagens de multidões nas pistas do aeroporto em Cabul nesta semana chocaram o mundo. Centenas de pessoas corriam tentando alcançar aviões que estavam prestes a decolar para fugir do país — algumas até tentaram se segurar a uma aeronave em movimento. Houve relatos de tiros e mortes.