Topo

Esse conteúdo é antigo

Itamaraty anuncia retirada de segundo cidadão brasileiro do Afeganistão

Além dos já retirados do Afeganistão, o Itamaraty disse acompanhar a situação dos brasileiros que decidiram ficar no país - Reprodução
Além dos já retirados do Afeganistão, o Itamaraty disse acompanhar a situação dos brasileiros que decidiram ficar no país Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

30/08/2021 21h43

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil anunciou hoje a retirada de um segundo cidadão brasileiro, e seus familiares afegãos, do Afeganistão. O primeiro já havia sido resgatado na semana passada do país dominado pelo grupo extremista Talibã. Ambos haviam solicitado auxílio para deixar o país.

Segundo o Itamaraty, todos se encontram seguros e em boas condições de saúde.

A remoção dessas pessoas aconteceu em dois dias diferentes. Na última quinta-feira (26), um cidadão brasileiro, acompanhado de cinco familiares afegãos, foi evacuado para a Espanha. A ação foi construída juntamente aos governos da Alemanha e da Espanha.

Ontem, o outro, com mais seis familiares afegãos, foi levado para o Paquistão. Essa operação terrestre foi conduzida pela embaixada do Brasil em Islamabad em coordenação com o governo paquistanês.

O governo também disse monitorar a situação de brasileiros que manifestaram interesse em permanecer no Afeganistão. Além disso, informou estar atento aos pedidos de afegãos com visto de residência no Brasil, "dentro das possibilidades legais de apoio a estrangeiros".