Topo

Esse conteúdo é antigo

Alpaca 'Gerônimo, que comoveu população do Reino Unido, é sacrificada

Alpaca Geronimo por sacrificada hoje em uma fazenda - Reprodução/Twitter
Alpaca Geronimo por sacrificada hoje em uma fazenda Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/08/2021 15h07Atualizada em 01/09/2021 09h20

Gerônimo, a alpaca comoveu milhares de pessoas no Reino Unido, foi sacrificada hoje pelos serviços veterinários estaduais. O diagnóstico positivo para tuberculose bovina, que motivou a decisão, era contestado pela tutora do animal e gerou controvérsia no país.

Helen Macdonald, a cuidadora, teve seu último pedido negado junto à justiça na tentativa de suspender a ordem de abate. Gerônimo foi morto em uma fazenda em Gloucestershire, segundo a AFP.

O camelídeo chegou ao Reino Unido em 2017 após ser importado da Nova Zelândia. À época, realizou quatro exames cujos resultados deram negativo para tuberculose bovina. Ao chegar ao seu novo destino, ela realizou mais dois exames, que tiveram resultados positivos.

As autoridades ordenaram a eutanásia do animal, mesmo diante da oposição de Macdonald, que denunciou os exames e solicitou um novo teste, prontamente negado pela Suprema Corte de Londres em agosto.

Antes da execução, manifestantes contrários à decisão judicial se reuniram em frente à residência de Boris Johnson, o primeiro-ministro britânico. Porém, de nada adiantou a comoção.

"Obviamente, é muito angustiante para qualquer pessoa ver animais afetados pela tuberculose, e é uma situação que os agricultores infelizmente têm de enfrentar", disse um porta-voz do governo britânico sobre o sacrifício.

No total, 14 mil pessoas assinaram uma petição solicitando a salvação de Gerônimo, mas o pedido foi ignorado.