Topo

Esse conteúdo é antigo

Cume do vulcão de La Palma tem ruptura e cria 'rios' de lava; veja

Ruptura acontece em fase de maior atividade do Cumbre Vieja, abrindo nova "boca" ativa na erupção - Reprodução/Television Canaria
Ruptura acontece em fase de maior atividade do Cumbre Vieja, abrindo nova 'boca" ativa na erupção Imagem: Reprodução/Television Canaria

Do UOL, em São Paulo*

25/09/2021 15h19Atualizada em 25/09/2021 15h26

O cume do vulcão de La Palma, na Espanha, sofreu uma ruptura parcial na noite de ontem em meio ao que é considerada sua fase mais explosiva até agora, com rios de lava explodindo no ar e descendo em direção ao mar.

Essa ruptura representa uma nova "boca" de erupção ativa no vulcão, a oeste da que iniciou a atividade do Cumbre Vieja no domingo (19). Desde então, ele já expeliu milhares de toneladas de lava, destruiu centenas de casas e forçou a retirada de quase 6.000 pessoas. Agora, com a nova onda de atividade, até mesmo o aeroporto foi fechado pelo acúmulo de cinzas, explicou o Instituto de Geologia e Mineração da Espanha (IGME).

As autoridades afirmaram neste sábado que 160 pessoas retiradas ontem de outras três cidades da região não podem retornar para suas casas para recuperar pertences pessoais por causa da "evolução da emergência vulcânica".

Especialistas dizem que o Cumbre Vieja entrou em uma nova fase explosiva.

"Medidas de acompanhamento do vulcão realizadas desde o começo da erupção registraram a atividade de maior energia até agora durante a tarde de sexta-feira", disseram serviços de emergência em um comunicado na noite de ontem.

A operadora espanhola de aeroportos Aena anunciou hoje, poucas horas após a emissão dos alertas, que o aeroporto da ilha havia sido fechado.

"O aeroporto de La Palma não está em operação devido à acumulação de cinzas. A limpeza começou, mas a situação pode mudar a qualquer momento", escreveu no Twitter.

La Palma, com população de mais de 83.000 pessoas, faz parte do arquipélago das Ilhas Canárias. Confira abaixo a transmissão ao vivo da atividade do vulcão Cumbre Vieja:

* Com informações da Reuters e EFE