Topo

Esse conteúdo é antigo

Tartaruga com duas cabeças e seis pernas ganha nome das gêmeas Olsen

Tartaruga de duas cabeças e seis pernas é achada nos EUA - Reprodução Facebook
Tartaruga de duas cabeças e seis pernas é achada nos EUA Imagem: Reprodução Facebook

Colaboração para o UOL

15/10/2021 12h42Atualizada em 15/10/2021 12h42

Um caso raro de tartaruga com duas cabeças e seis pernas foi registrado por veterinários norte-americanos.

O animal, um filhote nascido há pouco mais de duas semanas, em um santuário localizado em West Barnstable (EUA), chegou pesando apenas seis gramas e está sob os cuidados e investigação da equipe do New England Wildlife Centre, em Massachusetts.

Cada cabeça da tartaruga ganhou um nome: uma é Mary-Kate e a outra é Ashley, em referência às gêmeas Olsen, atrizes de sucesso na TV e no cinema americano.

O réptil já faz sucesso nas redes sociais do centro, que compartilhou um post entusiasmado. "Não, você não está vendo em dobro! Este filhote de tartaruga-de-água-doce tem, na verdade, duas cabeças".

Exames realizados atestaram que a condição do filhote é semelhante à de gêmeos siameses. Isto é, eles compartilham partes do corpo, mas também têm partes independentes.

O raio X, por exemplo, revelou que as duas espinhas estão conectadas na parte inferior enquanto os dois tratos gastrointestinais estão separados.

Em entrevista ao site Boston Globe, a diretora do New England Wildlife Centre, Katrina Bergman, assegurou que a condição de saúde do filhote é boa. Ele está crescendo e ganhando peso normalmente desde que chegou, no dia 22 de setembro.

"Não sabíamos se eles conseguiriam comer por conta própria. Ficamos impressionados com a capacidade de cada cabeça controlar as pernas separadamente", disse a diretora.

Anomalia rara

Segundo a explicação, a tartaruga tem uma condição chamada bicefalia e é uma anomalia rara que pode ocorrer tanto de fatores genéticos quanto ambientais que influenciam um embrião durante o desenvolvimento.

Como acontece em humanos, eles partilham partes do seu corpo, mas também têm algumas partes que são independentes. Animais com esta condição rara nem sempre sobrevivem por muito tempo ou tem uma boa qualidade de vida.