PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

'Fóssil vivo': Pescador captura raro peixe-jacaré e intriga cientistas

Peixe-jacaré é conhecido como "fóssil vivo" - Reprodução/Kansas Department of Wildlife & Parks
Peixe-jacaré é conhecido como 'fóssil vivo' Imagem: Reprodução/Kansas Department of Wildlife & Parks

Do UOL, em São Paulo

15/10/2021 09h25Atualizada em 15/10/2021 16h30

Um pescador foi surpreendido no Kansas (EUA) ao perceber que havia capturado um peixe-jacaré de 1,37 m e 18 kg no rio Neosho. O animal não é nativo da região e, segundo o KDWP (Departamento de Vida Selvagem e Parques do Kansas, em tradução livre), tampouco havia sido documentado por lá.

O peixe é considerado muitas vezes como "fóssil vivo", já que os registros destes animais datam quase 100 milhões de anos. Eles são identificados, assim como demonstra o nome, pela semelhança com os jacarés, já que possuem a parte da frente do rosto alongada.

Agora, os biólogos do KDWP estão questionando sobre como que o animal chegou ao local. Para o biólogo Connor Ossowski, que trabalha para o órgão, a captura do animal no rio não confirma que ele seja uma espécie nativa.

Acreditamos que as informações do pescador são precisas e que o peixe foi, de fato, pescado no rio Neosho. No entanto, isso não significa que o peixe seja nativo daquele rio.

As hipóteses em que os biólogos trabalham é que de que o peixe possa ter vindo de uma população existente em outro estado - o que poderá ser confirmado com um teste científico - ou a de que ele tenha sido solto após viver em um aquário. Doug Nygren, diretor da Divisão de Pesca da KDWP, explica:

Não é improvável que este peixe já tenha sido o animal de estimação de alguém ou que tenha sido comprado em uma loja de animais e depois jogado no rio quando se tornou muito grande.

Segundo o KDWP, a chegada do animal por meios naturais é pouco provável por conta da distância até a população mais próxima além da série de represas ao longo do rio. No entanto, as pesquisas devem continuar.

Internacional