Topo

Esse conteúdo é antigo

Peixe das profundezas que tem 'isca luminosa' surge nos EUA e causa espanto

Especialistas ainda não sabem dizer por que peixes que vivem nas profundezas estão aparecendo nas praias da California - Reprodução/Scripps Institution of Oceanography/Ben Frable
Especialistas ainda não sabem dizer por que peixes que vivem nas profundezas estão aparecendo nas praias da California Imagem: Reprodução/Scripps Institution of Oceanography/Ben Frable

Colaboração para o UOL, em Santos

20/12/2021 14h18Atualizada em 21/12/2021 08h45

Guarda-vidas da California encontraram um peixe-futebol, uma espécie que vive nas profundezas do oceano, morto entre as pedras de uma praia nas imediações de Encinitas, na Califórnia. Cientistas recolheram o exemplar e estão estudando o animal, que mede 33 cm de comprimento e pesa 2,5 kg.

O peixe-futebol, ou Himantolophus groenlandicus é uma das mais de 100 espécies de tamboril, um tipo de peixe que, por viver em águas profundas, atrai suas presas com a ajuda de esferas bioluminescentes brilhantes que pendem de sua cabeça, como uma vara de pescar cuja isca é brilhante. Eles são cobertos por espinhos e seus dentes afiados são usados para capturar outros peixes, lulas e crustáceos.

"Os peixes-futebol são normalmente encontrados em profundidades de 650 a 2.600 pés", disse Ben Frable, ictiólogo e responsável pelo acervo do Instituto de Oceanografia Scripps. Apenas 31 espécimes conhecidos desta espécie das profundezas foram coletados em todo o mundo.

Dois outros exemplares do peixe-futebol foram avistados anteriormente nas praias da California. Um deles foi visto em Black's Beach no mês passado, mas os cientistas não foram notificados a tempo de coletá-lo.

Depois de tirar raios-X do peixe-futebol recém-encontrado, Frable coletou amostras de tecido para análise genética. Pesquisadores do laboratório do instituto Scripps examinarão o conteúdo do estômago do peixe como parte de sua pesquisa sobre teias alimentares em alto mar.

A maioria dos peixes-futebol descobertos chega à praia com os estômagos completamente vazios. Não está claro se isso está relacionado à sua morte ou se os peixes simplesmente não comem com muita frequência.

Afinal, eles estão "apenas flutuando em um deserto negro gigante", disse Frable ao The Guardian, referindo-se ao oceano. O peixe agora está sendo preservado antes de passar por mais estudos. "Espécimes como esta, sempre que são preservados, podem fornecer pistas adicionais."

Os especialistas não têm ainda nenhuma evidência para teorizar por que peixes de águas profundas estão chegando à costa recentemente.

O peixe "monstruoso" frequentemente é comparado a um personagem do filme "Procurando Nemo".