Topo

Esse conteúdo é antigo

Susto: Avião colide com poste e danifica asa em aeroporto na Índia; veja

Parte do aileron da asa direita do Boeing 737-800 foi gravemente danificada pela colisão com poste.  - Reprodução/Twitter
Parte do aileron da asa direita do Boeing 737-800 foi gravemente danificada pela colisão com poste. Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/03/2022 09h53

Os passageiros de um voo tomaram um grande susto quando uma das asas da aeronave Boeing 737-800 bateu em um poste enquanto se preparava para a decolagem no aeroporto de Delhi, na Índia. O incidente aconteceu na manhã de segunda-feira (28), em voo doméstico para Jammu.

Um dos viajantes a bordo gravou o momento da colisão e compartilhou nas redes sociais em seguida. No vídeo, a aeronave está se deslocando lentamente para trás (operação conhecida como pushback) até que a asa direita se choca com um poste, derrubando-o. Os passageiros se espantam com a batida e a aeronave é deslocada para frente, se afastando do local do acidente.

A estrutura localizada na parte traseira das asas para facilitar a realização de curvas e manobras, ficou gravemente danificada.

Depois do acidente, o voo teve que ser temporariamente interrompido. A companhia aérea indiana Spicejet, responsável pelo Boeing 737-800, providenciou uma aeronave substituta, o VT-SLJ, para operar o voo, afirmou um porta-voz da empresa.

De acordo com informações do jornal indiano The Indian Express, a Direção Geral de Aviação Civil da Índia (DGCA) iniciou uma investigação detalhada sobre o incidente em parceria com as demais autoridades locais.

Após a apuração sobre como a colisão ocorreu, um porta-voz da DGCA explicou que "durante a operação de pushback, a aeronave foi empurrada para além da pista de táxi e da marcação da borda do pátio. Quando a aeronave estava sendo alinhada, a parte traseira da asa direita atingiu o poste de luz do pátio"

Vários profissionais envolvidos no acidente foram afastados de suas funções durante a investigação. Entre eles estão os pilotos da aeronave, o engenheiro de manutenção e mais operadores.

O porta-voz também disse que eles tiveram que fazer testes para descobrir se houve consumo de álcool antes do voo, mas todos deram resultados negativos.

De acordo com informações da plataforma RadarBox, na madrugada do dia seguinte ao acidente, o Boeing 737 realizou um voo comercial, o que indicou que a asa do aeronave foi rapidamente reparada e as outras estruturas não foram seriamente danificadas.