Quem é Al-Baghdadi, o novo 'califa' jihadista?

  • Reprodução/Daily Mail

    Abu Bakr al-Baghdadi, líder do EIIL, comanda entre 7.000 e 8.000 combatentes jihadistas no Iraque

    Abu Bakr al-Baghdadi, líder do EIIL, comanda entre 7.000 e 8.000 combatentes jihadistas no Iraque

Abu Bakr al-Baghdadi, o misterioso líder do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), apontado como "califa" de todos os muçulmanos no domingo (29) por seu grupo, tem ofuscado cada vez mais o líder da Al Qaeda e poderá ser o mais influente jihadista do mundo.

O EIIL, que agora se chama "Estado Islâmico", apagando qualquer referência geopolítica, anunciou a formação de um califado sobre as grandes porções de território que conquistou no Iraque e na Síria, em uma tentativa de reavivar um regime político islâmico que desapareceu há quase um século. Esse grupo, já poderoso na Síria, vem conduzindo desde o dia 9 de junho uma ofensiva intensa no Iraque.

Dado como morto em 2005

Mas seu líder continua sendo uma personalidade obscura e misteriosa. Nascido em 1971 em Samarra, ao norte de Bagdá, segundo Washington, Abu Bakr al-Baghdadi teria se juntado à insurreição no Iraque pouco depois da invasão conduzida pelos Estados Unidos em 2003 e teria passado quatro anos em um campo de detenção norte-americano.

As forças norte-americanas haviam anunciado em outubro de 2005 a morte de Abu Duaa --um dos apelidos de Baghdadi-- em uma incursão aérea na fronteira síria. Mas ele reapareceu, bem vivo, em maio de 2010, à frente do Estado Islâmico no Iraque (EII), o braço iraquiano da Al Qaeda, após a morte de dois líderes do grupo em um ataque.

Divergência com o líder da Al Qaeda

A estratégia anti-insurrecional americana, combinada à reviravolta de parte das tribos sunitas contra os jihadistas, havia prejudicado o grupo. Mas ele voltou ampliando suas atividades na Síria vizinha, recusando em seguida a ordem do líder da Al Qaeda, Ayman Zawahiri, de se concentrar no Iraque e de deixar a Síria para a Frente Al Nusra, um grupo jihadista que combate o regime de Damasco.

Em abril de 2013, Al-Baghdadi anunciou uma fusão entre o EII e os combatentes da Al Nusra para formar o EIIL, mas estes últimos se recusaram a aderir. Os dois grupos começaram a operar separadamente, antes de se enfrentarem diretamente a partir de janeiro na Síria.

Culto à personalidade

Conhecem-se pouquíssimos detalhes sobre a personalidade de Baghdadi ou sobre o local onde ele se encontra. Os Estados Unidos, que o classificaram como "terrorista" em outubro de 2011, haviam declarado no ano passado que ele provavelmente se encontrava na Síria. No final de maio, um general iraquiano declarou que suas forças acreditavam que Baghdadi estaria no Iraque, mas outros oficiais contestaram.

O rosto de Baghdadi só foi revelado em janeiro, quando as autoridades iraquianas publicaram pela primeira vez uma foto em preto e branco mostrando um homem barbudo, de cabeça calva e usando terno e gravata.

O mistério que o cerca contribui para o culto a sua personalidade, e o YouTube tem visto uma profusão de cantos religiosos louvando suas virtudes. Dentro do EIIL, ele é saudado como um comandante e um estrategista presente em campo de batalha, ao contrário de Zawahiri, seu ex-superior e atual rival, sobre quem ele vem ganhando cada vez mais vantagem nas esferas jihadistas.

Embora os combatentes do EIIL sejam majoritariamente sírios na Síria e iraquianos no Iraque, essa distinção lhe vale o apoio de inúmeros jihadistas, provavelmente milhares, vindos de toda a região, mas também da Europa e além.

Entenda a violência no Iraque
  • O que está acontecendo?
    Desde que as tropas americanas saíram do Iraque, em 2011, o grupo islâmico EI vem rapidamente ocupando cidades do país. Desde junho, já tomou Mosul, segunda maior cidade e bastião da resistência à ocupação dos EUA e aliados, e partes de Tikrit, cidade de Saddam Hussein próxima da capital Bagdá
  • Quem está atacando?
    O EI (Estado Islâmico), um grupo islamita sunita que surgiu da união de diversos grupos que lutaram contra a ocupação do Iraque pelos EUA e que recentemente criou um califado nas áreas sob o seu controle no Iraque e no Levante (parte de Síria e Líbano). Seu principal líder foi Al-Zarqawi, morto em 2006. Hoje a liderança tem vários nomes, mas o principal é Al-Baghdadi
  • O que é um califado?
    É uma forma de governo centrada na figura do califa, que seria um sucessor da autoridade política do profeta Maomé, com atribuições de chefe de Estado e líder político do mundo islâmico. O Estado, que seguiria rigorosamente a lei do Islã, compreenderia a região entre o mar Mediterrâneo e o rio Tigre
  • Qual a força do EI?
    O grupo, que recebe grandes doações ocultas de dinheiro, tem milhares de militantes, inclusive "jihadistas" americanos e europeus, e se aproveita da disputa entre o governo de Maliki, apoiado pelos xiitas, e a minoria sunita para conquistar espaço. Acredita-se que seja patrocinado por governos da região. Embora seja considerado um braço da Al-Qaeda, se rebelou e foi expulso pelo líder Al-Zawahiri
  • Quem está na mira do EI?
    Cerca de 50 mil membros da minoria yazidi, que estão isolados em montanhas no noroeste do Iraque, sem comida nem água, depois de terem fugido de suas casas, e cristãos, que chegaram a ser crucificados. Mulheres tem sido forçadas a se submeter à mutilação genital e usar véus cobrindo o corpo inteiro
  • O Iraque pode se dividir?
    Apesar de o governo central de Bagdá ainda controlar oficialmente as províncias do país, é possível que haja a fragmentação em ao menos três territórios. Isso porque a divisão do Iraque entre árabes sunitas, xiitas e curdos já está bem avançada

Tradutor: UOL

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos