Topo

Orca falsa é usada para espantar leões-marinhos 'indesejados' nos EUA

A orca de fibra de vidro foi levada de carro do Estado de Washington até Astoria, no Oregon - AP
A orca de fibra de vidro foi levada de carro do Estado de Washington até Astoria, no Oregon Imagem: AP

05/06/2015 20h18

Autoridades portuárias da cidade de Astoria, no Estado americano de Oregon, encontraram uma solução criativa para retirar centenas de leões-marinhos das docas: assustá-los com uma orca falsa.

A orca - conhecida popularmente como "baleia assassina", apesar de ser parente dos golfinhos, e não das baleias - é um dos predadores do leão-marinho.

Pensando nisso, um animal de quase 10 metros de comprimento feito de fibra de vidro foi levado ao porto de Astoria para espantar os leões-marinhos, já que eles não abandonaram o local quando o clima esquentou, como era esperado.

Autoridades afirmam que os leões-marinhos estão prejudicando milhares de empregos por causa de sua permanência nas docas.

As primeiras tentativas de usar a orca falsa, na quinta-feira, foram mal-sucedidas depois que o motor da orca foi inundado. No entanto, novas tentativas acontecem nesta sexta-feira.

"É um sinal do quanto estamos desesperados para tentar resolver esse problema", disse Jim Knight, diretor-executivo do porto de Astoria.

 

Leões-marinhos permanecem nas docas da cidades mesmo após o fim do inverno

"Simplesmente não temos os recursos financeiros para construir barreiras. Não temos escolha, a não ser buscar soluções criativas e de baixo custo."

Ele diz que ações necessárias porque um número tão grande de leões-marinhos ameaça as operações de pesca comercial e esportiva das quais a cidade depende.

"Há milhares de empregos em risco em nossa comunidade", disse Knight sobre a cidade de cerca de 10 mil pessoas situada perto da desembocadura do rio Columbia.

A orca falsa pertence a uma empresa de observação de baleias no Estado de Washington e foi levada de carro até o porto de Astoria.

Antes de optarem pelo animal falso, as autoridades de Oregon já tinham tentado técnicas como colchões elétricos e bolas de praia coloridas para espantar os leões-marinhos.