Mais de 1 bilhão de pessoas vivem da floresta, diz ONU
A restauração de florestas pode ajudar com a redução de carbono na atmosfera, reduzindo assim o impacto das mudanças climáticas. A afirmação está contida em relatório lançado nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.
Quase 2 bilhões de hectares já foram identificados pela agência como ideais para programas de restauração.
O informe, intitulado "Situação das Florestas do Mundo 2012", diz também que um uso melhor e mais sustentável dos recursos florestais pode contribuir significativamente na transição global para uma economia verde.
A especialista do Fórum sobre Florestas das Nações Unidas, Bárbara Távora-Jainchill, falou da Tanzânia à Radio ONU, e afirmou que as florestas devem ser vistas como fontes de bens sustentáveis.
Sustentabilidade
"É muito importante, nesse momento da Rio +20, de lembrar como as florestas podem contribuir para esse desenvolvimento sustentável. Nós já passamos da fase de achar que apenas cortando madeira pode-se ganhar dinheiro da floresta, absolutamente não. A floresta é fonte de renda mantida do jeito que ela está, sendo usada de uma forma responsável, ambientalmente, economicamente e socialmente responsáveis".
Segundo a FAO, as florestas são uma fonte de sustento direta para mais de 1 bilhão de pessoas, e estão ligadas aos temas principais da Conferência Rio +20. Dentre eles, a redução da fome e da pobreza, a redução dos impactos das mudanças climáticas, e o uso sustentável da madeira como energia.
O relatório da agência ressaltou também exemplos bem sucedidos de manejo florestal no Brasil, e sublinhou também sua importância no combate às mudanças climáticas e à desertificação.
Energia
A agência ressaltou ainda que o manejo florestal, além de gerar emprego e revitalizar a vida de milhões em áreas rurais, pode também ser fonte de energia sustentável.
A madeira, quando coletada por iniciativas controladas e juntamente ao reflorestamento, pode gerar energia limpa se queimada com tecnologia apropriada, segundo o informe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.