Topo

Espécies tropicais vão evoluir mais rápido com o aquecimento global, diz estudo

Lagartos e outras espécies de zonas tropicais devem se adaptar melhor ao aquecimento global - Antônio Gaudério/Folhapress
Lagartos e outras espécies de zonas tropicais devem se adaptar melhor ao aquecimento global Imagem: Antônio Gaudério/Folhapress

Do UOL

Em São Paulo

17/08/2012 12h21

O aquecimento global não deixará as espécies de áreas tropicais tão vulneráveis à extinção como os ecologistas pensavam antes. Um estudo da Universidade de Zurique, na Suíça, examinou como elas podem evoluir e se adaptar ao ambiente para compensar o aumento drástico da temperatura.

“Acredita-se que a mudança climática representa um risco maior aos organismos de sangue-frio dos trópicos (ectotérmicos) do que às espécies de zonas temperadas e polares. No entanto, como o potencial de adaptação das espécies ao aquecimento não foi estudado nos antigos modelos, usamos esta teoria para montar um padrão para o futuro, com as respostas evolutivas [das espécies]”, explica o autor do estudo, Richard Walters, agora na Universidade Reading, no Reino Unido.

Conhecidos como ectotérmicos, peixes, anfíbios, insetos e répteis têm sangue frio e sofrem elevação da temperatura corporal com o aumento do calor externo – ou seja, quanto mais quente estiver, menor será o tempo de vida deles. O aquecimento global pode interferir na expectativa de vida, mas essa redução pode contribuir para que a espécie “ganhe” mais gerações e evolua. Com mais ciclos de vida, é possível que eles tenham uma adaptação mais rápida ao aquecimento frente aos animais de outras zonas climáticasdo globo.

"Nosso modelo mostra que a vantagem evolutiva de um menor tempo de geração deve compensar as espécies que estão melhores adaptadas às faixas de temperatura. Prevemos que o risco relativo de extinção provavelmente será menor para as espécies tropicais do que para as de clima temperado", conclui.