Devastação de florestas do globo caiu 20% na última década, diz ONU
A ONU (Organização das Nações Unidas) marca, pela primeira vez, o Dia Internacional das Florestas nesta quinta-feira (21).
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a taxa de desmatamento caiu cerca de 20%, na última década, em todo o globo. Ele lembrou, ainda, que 3 milhões de pessoas ainda utilizam a madeira como fonte de combustível em todo o mundo, mostrando a importância da preservação das florestas.
As florestas cobrem um terço do planeta e servem de morada para 750 milhões de pessoas. Além disso, mais de 2 milhões de pessoas no planeta dependem das florestas para se sustentar, afirma a organização.
O Dia foi escolhido pela ONU para chamar a atenção para a preservação das matas, que concentram 75% da água doce da Terra. Além disso, as florestas ajudam a estabilizar encostas, evitar deslizamentos e proteger comunidades costeiras de tempestades e até tsunamis.
Tsunamis
Uma outra razão para comemorar o Dia Internacional das Florestas é ressaltar a importância de todos os tipos de ecossistemas para o desenvolvimento sustentável. O desmatamento e as mudanças no manejo da terra são responsáveis por 17% das emissões de dióxido de carbono geradas pelo ser humano.
O Secretário-Geral encerrou sua mensagem sobre a data pedindo aos governos e à sociedade civil que se comprometam em reduzir o desmatamento e a pobreza para promover formas de subsistência sustentáveis para quem vive nas florestas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.