Topo

Chuvas de 2012 foram 'catastróficas' para as borboletas britânicas

Em Londres

27/03/2013 11h14

O ano de 2012 foi "catastrófico" para as borboletas britânicas devido às fortes chuvas no país, tendo um grande declínio em algumas espécies, segundo estudo ecológico.

Das 56 espécies estudadas em um programa de controle de borboletas, patrocinado pelo Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, 52 viram suas populações despencarem no ano passado.

Para 13 delas, 2012 foi o pior ano desde que o programa foi criado, em 1976. Quando chove, as borboletas têm dificuldade de encontrar alimento ou refúgio. Além disso, as chuvas também dificultam seu acasalamento.

"O ano de 2012 foi catastrófico para quase todas as nossas borboletas", comentou o Centro de Ecologia e Hidrologia em comunicado. "Algumas das borboletas mais ameaçadas já estavam em risco antes do dilúvio de 2012", mas "agora, existe um temor real de que estas espécies em apuros sejam extintas em algumas partes do Reino Unido."

A borboleta fritilária (Fabriciana adippe), conhecida pelas asas pardo-avermelhadas com manchas e nervuras negras na face superior, teve uma diminuição em sua população de 46% em relação a 2011.

A borboleta azul comum (Polyomatus icarus) teve redução de 60%, e a espécie conhecida como Satyrium pruni, pouco numerosa no Reino Unido, sofreu uma queda impressionante de 98%.

Os dados foram compilados por milhares de voluntários que desafiaram o tempo para controlar os insetos em mil locais diferentes no verão passado (boreal), quando foram registrados recordes de chuva em grande parte do país.