Topo

Novas espécies de lagartixas são descobertas em região remota da Austrália

As duas lagartixas foram batizadas oficialmente e descritas na última edição da revista científica "Zootaxa". Os nomes científicos dos dois animais, Carlia wundalthini (foto) e Glaphyromorphus othelarrni, foram escolhidos por líderes aborígenes da região - Divulgação/Conrad Hoskin
As duas lagartixas foram batizadas oficialmente e descritas na última edição da revista científica "Zootaxa". Os nomes científicos dos dois animais, Carlia wundalthini (foto) e Glaphyromorphus othelarrni, foram escolhidos por líderes aborígenes da região Imagem: Divulgação/Conrad Hoskin

30/10/2014 10h08

Um grupo de cientistas descobriu duas novas espécies de lagartixas em uma região remota da península de Cape York, ao nordeste da Austrália, informaram nesta quinta-feira (30) fontes acadêmicas do país.

O líder da expedição científica, Conrad Hoskin, pesquisador da Universidade James Cook, descobriu as espécies no planalto de florestas da cordilheira de Cape Melville, a cerca de 170 quilômetros da cidade de Cooktown.

Hoskin explicou em um comunicado da Universidade James Cook que as duas espécies estavam escondidas em uma área de montanha isolada e remota, rodeada por grandes formações de rocha.

As duas lagartixas foram batizadas oficialmente e descritas na última edição da revista científica "Zootaxa". Com essas novas lagartixas, o pesquisador Hoskin acumula cinco espécies de animais descobertas em Cape Melville.

Para Hoskin, a cordilheira Melville ficou muito isolada do resto do mundo por milhões de anos e por isso "provavelmente tem a maior quantidade de espécies de animais únicas por área que qualquer outro lugar da Austrália".

Os nomes científicos dos dois animais, Carlia wundalthini e Glaphyromorphus othelarrni, foram escolhidos por líderes aborígines da região.