Topo

Morte de rinoceronte branco em San Diego deixa espécie mais perto da extinção

© Petr Josek Snr / Reuters
Imagem: © Petr Josek Snr / Reuters

Mary Wisniewski

Em San Diego, Califórnia

15/12/2014 19h04

Um dos seis únicos rinocerontes-brancos-do-norte do mundo morreu no final de semana em um zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, deixando a espécie mais próxima da extinção, declararam autoridades do zoológico nesta segunda-feira.

Angalifu, que tinha cerca de 44 anos e estava sendo tratado de problemas relacionados à idade, morreu no domingo, de acordo com o Zoo Safari Park de San Diego.

Os únicos outros rinocerontes-brancos-do-norte sobreviventes conhecidos são uma fêmea idosa vivendo no mesmo local, outro em um zoológico na República Tcheca e três na África, informou o zoológico da Califórnia.

"A morte de Angalifu é uma perda tremenda para todos nós", disse Randy Rieches, curador dos mamíferos do zoológico. "Não somente porque ele era muito querido aqui, mas também porque sua morte deixa esta espécie maravilhosa um passo mais perto da extinção".

Os rinocerontes-brancos-do-norte quase foram eliminados por causa da caça na África, declarou o zoológico, e Rieches disse que nenhum dos sobreviventes está em condições de reproduzir.

Na natureza, os rinocerontes são mortos por seus chifres, que alguns povos acreditam ter propriedades medicinais.

Rieches afirmou que só existem cerca de 30 mil rinocerontes de todos os tipos ainda vivos, e que a cada oito horas um é morto por caçadores.