Topo

EUA devolvem ao Brasil sete jiboias oriundas de contrabando

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ, na sigla em inglês) anunciou a repatriação de sete jiboias para o Brasil, após seis anos que sua mãe foi contrabandeada para o território americano - American Department of Justice
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ, na sigla em inglês) anunciou a repatriação de sete jiboias para o Brasil, após seis anos que sua mãe foi contrabandeada para o território americano Imagem: American Department of Justice

Daniel Wallis

Em Denver

17/06/2015 17h33

Os Estados Unidos devolveram ao Brasil sete jiboias que são crias de uma cobra branca raríssima apelidada de "Princesa Diamante" e que foram apreendidas em conexão com um esquema de contrabando de animais silvestres, disseram autoridades norte-americanas nesta quarta-feira.

As valiosas jiboias' leucísticas' foram levadas aos EUA ilegalmente em 2009 por um colecionador do Estado de Utah, informou o Departamento de Justiça dos EUA em um comunicado.

"A devolução das preciosas cobras ao Brasil põe um fim a esta saga internacional de vários anos", declarou a procuradora-geral-assistente, Leslie Caldwell, na declaração.

"Este caso exibiu muitas das marcas registradas que fazem do contrabando de animais silvestres uma praga internacional crescente", disse ela.

Tudo começou em 2006, quando bombeiros de Niterói (RJ) descobriram a excepcionalmente incomum "Princesa Diamante". Também conhecida como "Lucy", ela foi hospedada no Zoológico de Niterói, uma fundação particular que resgata e reabilita animais selvagens.

O Departamento de Justiça disse que um criador e vendedor de répteis de Utah, Jeremy Stone, visitou o Brasil em 2009, "obteve a posse da cobra e voltou com ela ilegalmente aos Estados Unidos".

Depois de saber que Stone estava comercializando filhotes da "Princesa Diamante", o governo do Brasil pediu aos EUA que ajudassem para que a cobra e suas crias fossem devolvidas.

Quando agentes do FBI foram à propriedade de Stone para recolher as cobras, descobriram que a jiboia havia morrido. Oito filhotes foram levados para o Zoológico Hogle, em Salt Lake City, declarou o comunicado, onde mais tarde um morreu.

No ano passado, Stone se declarou culpado por transportar animais silvestres ilegalmente aos EUA, disse o departamento. Como parte de seu acordo, ele concordou em entregar as crias da jiboia a seu país. A ordem judicial mais tarde foi emendada para conceder os sete filhotes restantes ao governo brasileiro.