Topo

Temperatura mínima na cidade de São Paulo nunca foi tão alta como em 2015

Wellington Ramalhoso

Do UOL, em São Paulo

31/08/2015 19h43

Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que o ano de 2015 registra um recorde de calor na cidade de São Paulo até esta segunda-feira (31). Desde 1943, quando a série histórica do Inmet teve início, nunca houve um ano com tão pouco frio no período de janeiro a agosto.

O dia mais frio de 2015 até o momento foi 27 de junho, quando a temperatura ficou em 10,6ºC na capital paulista. Trata-se da mínima mais alta da série histórica.

“Não houve frio intenso [esse ano]”, afirma Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet. “Não teve nenhum ano com temperatura mínima tão elevada até essa data [31 de agosto]”.

O ano com menos frio até então era 1995, quando a temperatura mais baixa nos oito primeiros meses do ano foi de 9,6ºC.

A explicação para a falta de frio é a força do fenômeno El Niño. Segundo Schneider, o El Niño tem bloqueado a entrada de massas polares, que acabam por se afastar para o oceano Atlântico. “Com o El Niño forte, o bloqueio [das massas polares] é mais intenso”.

Previsão

O recorde verificado no período de janeiro a agosto pode valer para o ano todo caso as frentes frias previstas para os próximos dias não tenham tanta força.

Segundo Schneider, a temperatura deve ficar instável nesta semana. A previsão é de queda brusca nesta terça-feira (1), seguida de uma elevação na quarta (2) e da chegada de uma nova frente fria na sexta (4). São Paulo deve ter um fim de semana frio, com possibilidade de uma temperatura inferior a 10ºC, o que representaria a quebra do recorde do ano.