Topo

Mordido por cachorro, filhote de lontra é resgatado por pescador em SP

Filhote de lontra foi resgatado ferido, bastante debilitado e pesando cerca de 1 kg - Divulgação
Filhote de lontra foi resgatado ferido, bastante debilitado e pesando cerca de 1 kg Imagem: Divulgação

Matheus Collaço

Colaboração para o UOL

27/07/2017 17h45

Na tarde da última quarta-feira (26), um morador de Itanhaém, no litoral do estado de São Paulo, teve um encontro inusitado enquanto pescava no Rio Preto: um filhote de lontra apareceu em uma das margens. Ferido no pescoço por mordidas de cachorro, o bicho recebeu tratamento e passa bem.

Bastante debilitado e pesando aproximadamente 1 kg, o animal foi resgatado pelo pescador e encaminhado ao instituto Resgate de Animais Marinhos (Gremar). O órgão é responsável pelo resgate e reabilitação de animais marinhos na região.

De acordo com a organização, os exames iniciais apontaram que o animal estava desidratado e tinha alguns ferimentos na região do pescoço. A suspeita é que ele tenha sofrido mordidas de um cachorro. Para o tratamento, a equipe médica fez limpeza e curativo no local machicado e ministrou medicamentos para dor e antibióticos.

“O animal segue em observação porque tem alguma dificuldade para se alimentar sozinho. Acredito que o tratamento ainda demore um pouco. Agora, foi encaminhado para a base do Gremar no Guarujá, que é mais bem aparelhada e conta com um número maior de profissionais, para poder seguir a reabilitação”, disse Rafaela Riesco, bióloga do instituto, em entrevista ao UOL.

A ação é mais um resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos - PMP/BS. A atividade é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos pela Petrobras, conduzida pelo IBAMA.