Topo

Esse conteúdo é antigo

Arara-canindé é abandonada sem penas em terreno baldio em cidade do MS

Arara-canindé é encontrada em caixa de papelão e sem penas no Mato Grosso do Sul - PMA/Divulgação
Arara-canindé é encontrada em caixa de papelão e sem penas no Mato Grosso do Sul Imagem: PMA/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/07/2020 15h39Atualizada em 20/07/2020 17h07

Uma arara-canindé foi encontrada dentro de uma caixa em um terreno baldio na tarde de ontem de tarde por oficiais da PMA (Polícia Militar Ambiental). O encontro veio após denúncia de moradores do centro da cidade de Nioaque, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com a PMA, ela estava sem penas, mas em bom estado de saúde. Uma das suspeitas é de que o animal tenha sido abandonado por medo de denúncia por crime ambiental, considerando quão barulhenta é a arara.

Outra possibilidade é a de abandono justamente por causa da perda de penas, coisa que geralmente o próprio animal provoca com o estresse do cativeiro, arrancando as penas que o bico alcança. A perda ainda pode estar ligada a alimentação inadequada.

Com o resgate, a arara será enviada ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.

Crime ambiental com prisão e multa

Em nota, a PMA alertou que, não apenas vender, mas possuir animais silvestres ilegalmente em cativeiro é considerado crime de tráfico. Nesse caso, a pena é de seis meses a um ano de prisão, sendo aplicada multa de até R$ 5.000 por animal.

Os valores mais caros são para bichos que estão na lista internacional de proibição do comércio de espécies da fauna e da flora em risco ou ameaçada de extinção. Caso o animal esteja na lista de espécies em extinção, nacional ou internacional, a prisão pode chegar a um ano e meio.