Após críticas, PSDB-SP apaga gráfico que supervalorizava Doria em pesquisa

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

Um gráfico sobre uma sondagem eleitoral se espalhou pelas redes sociais e foi tirado do ar após ser alvo de diversas críticas.

Com base na pesquisa divulgada pelo Ibope na última segunda-feira (28), uma tabela mostra o pré-candidato ao governo de São Paulo João Doria (PSDB) em primeiro lugar nas pesquisas, como de fato apontou o levantamento. Mas as escalas eram desproporcionais e não seguiam um sentido lógico.

Segundo a assessoria de Doria, o pré-candidato pediu que o conteúdo fosse retirado do ar assim que "tomou conhecimento do material nas redes digitais do PSDB". Por sua vez, a assessoria de comunicação do PSDB-SP informou que "recebeu o material de militantes", publicou-o e depois tirou do ar (leia mais abaixo).

O gráfico compartilhado (veja acima) mostra a barra de Doria, que deveria representar 22%, próxima à escala de 90% das intenções.

A barra dos 22% de intenções de voto em Doria também está duas vezes maior do que a de brancos e nulos e mais de quatro vezes superior à de Skaf.

Doria ficou em primeiro lugar entre os pré-candidatos na pesquisa do Ibope, com 22% das intenções de voto. Na segunda posição, veio Paulo Skaf (MDB), com 15%, seguido por Luiz Marinho (PT), com 4%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Brancos e nulos ficaram com 40% dos eleitores; 10% não souberam ou não quiseram opinar.

Encomendada pela Band, a pesquisa ouviu 1.008 pessoas entre os dias 24 e 27 de maio em 60 municípios de São Paulo. O nível de confiança estimado é de 95%.

A barra dos que não souberam opinar está inferior à escala dos 10% e à de dois pré-candidatos com porcentagens menores, Marinho, com 4%, e Márcio França (PSB), que registrou 3%.

Por fim, Rogério Chequer, pré-candidato pelo Novo, foi considerado da Rede Sustentabilidade.

Internautas fizeram piadas e críticas e atribuíram a equivocada informação ao pré-candidato e ao PSDB.

Mesmo cheio de equívocos, o infográfico foi postado pelo PSDB na página oficial do Diretório Estadual no Facebook na última terça-feira (29) e apagado horas depois.

A assessoria de imprensa de João Doria afirmou ao UOL que a imagem não foi produzida pela sua equipe de comunicação e que ele pediu a retirada do conteúdo do ar assim que tomou conhecimento dele.

À reportagem, a assessoria do PSDB-SP afirmou, por meio de nota: "A Assessoria de Comunicação do partido recebeu o material de militantes e o publicou, tendo retirado a publicação do ar assim que notada sua incorreção. É preciso ressaltar, no entanto, que erros de escala não anulam a informação principal do gráfico: o fato de o candidato do PSDB, João Doria, estar em primeiro lugar na pesquisa Ibope. O PSDB não utiliza de expedientes duvidosos para ressaltar seus candidatos. Nosso compromisso é com a correção dos fatos e com o convencimento pelo argumento". 

A arte virou meme e motivo de piada nas páginas do Facebook e do Twitter. "A barra com os 22% do ex-prefeito é duas vezes maior do que os 40% de votos nulos e brancos. Dobrou a meta", diz uma das brincadeiras no Twitter.

O gráfico tucano acabou comparado até a um divulgado por Nicolás Maduro, ditador na Venezuela, que também alterou as proporções dos números apresentados.

Veja alguns tuítes sobre o gráfico:

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos