Em vídeo com elogios de Lula e Temer, Meirelles exibe crítica de Ciro

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

O pré-candidato do MDB à Presidência da República, Henrique Meirelles, divulgou nesta terça-feira (24) um vídeo de campanha em que aparece sendo elogiado por políticos de diversos partidos, entre eles os dois presidentes a quem serviu: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Michel Temer (MDB). Em meio às congratulações, no entanto, uma crítica do candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, acabou sendo exibida na propaganda.

O vídeo destaca apenas o primeiro trecho de uma declaração de Ciro sobre o emedebista, reproduzindo o título de uma matéria do site Poder360: "Meirelles qualifica debate". Depois de uma vírgula, a reportagem complementava: "mas cometeu maior erro de sua vida". A fala do presidenciável se referia à filiação do ex-presidente do Banco Central (2003-2010) e ex-ministro da Fazenda (2016-2018) ao MDB.

Reprodução
Vídeo de campanha de Meirelles exibe crítica de Ciro Gomes: "maior erro de sua vida"

"A presença do meu amigo Meirelles qualifica o debate. Prestou grandes serviços ao país sob a liderança do presidente Lula. Lamento, porque acho que esse foi o maior erro da vida dele. Filiou-se a esse partido [MDB] e participa desse governo", disse Gomes durante evento com presidenciáveis no dia 22 de maio, em Brasília.

Ciro foi alvo de um ataque em vídeo produzido pela equipe de Meirelles e divulgado no fim do mês passado. Ao informar que este ano tem eleição para presidente, o narrador pergunta ""em qual tempo está o candidato em que você está pensando em votar".

Imagens do ex-governador do Ceará aparecem depois que o texto pergunta se é "no tempo de quem acha que ainda se ganha no grito". Gomes então surge dizendo que "o Lula é um merda", em referência ao ex-presidente da República. A mesma peça direciona ataques ao deputado federal e candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro.

A propaganda divulgada nesta terça aponta as diferenças de opiniões entre personalidades políticas para tentar mostrar Meirelles como uma unanimidade entre eles. "Uns são a favor das privatizações. Outros, são contra. Uns foram a favor do impeachment [da ex-presidente Dilma Rousseff, do PT]. Outros, contra", inicia o narrador.

Em seguida, aparecem imagens de Lula, Dilma, Temer, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Ciro, do ex-prefeito e pré-candidato ao governo de de São Paulo, João Doria (PSDB), do pré-candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, e do presidenciável Alvaro Dias (Podemos). A propaganda frisa que eles "têm opiniões diferentes em quase tudo, mas uma coisa todos eles concordam".

Surge então um vídeo de Lula, em 2009, dizendo que tem muito respeito por Meirelles e deve a "esse companheiro" a estabilidade econômica e o respeito que o Brasil tinha naquele momento no mundo. O então presidente do Banco Central estava sentado atrás do petista, que discursava em evento da inaguração de obras da Ferrovia Norte-Sul, que ainda não foi concluída.

A equipe de Meirelles chegou a incluir a reprodução de um texto do site de esquerda Brasil 247, destacando que Dilma elogiou Meirelles. No mesmo título, ela ressaltava que a inflação caíra "por causa dela, não dele".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos