Presidenciáveis mesclam silêncio, críticas e desdém sobre Bolsonaro na TV

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

  • Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

    30.jul.2018 - O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ) participa do Roda Viva

    30.jul.2018 - O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ) participa do Roda Viva

Adversários de Jair Bolsonaro (PSL) na corrida eleitoral para a Presidência da República reagiram com desdém, ironia ou silêncio à entrevista do presidenciável, nessa segunda-feira (30), no programa Roda Viva, da TV Cultura.

Na entrevista, recheada de temas polêmicos, Bolsonaro sugeriu rever a política de cotas nas universidades e negou que o país tenha uma dívida com os negros. Sobre isso, amenizou o papel de Portugal e responsabilizou os próprios negros pelo tráfico negreiro que perdurou do século 16 ao 19 no Brasil.

O candidato ainda negou que o país tenha passado por um golpe militar em 1964, sugeriu que o jornalista Vladimir Herzog teria se suicidado, e não sido assassinado, e se mostrou contrário à entrada indiscriminada de refugiados no país, como os venezuelanos que têm chegado por Roraima. "Por que qualquer um pode entrar?", indagou. "Isso não é xenofobia, é cuidado com o país", justificou.

Leia mais:

Procurados pela reportagem por meio de suas assessorias, o candidato Ciro Gomes (PDT) e os pré-candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) não quiseram se manifestar sobre a entrevista de Bolsonaro. Eles também não fizeram referências ao programa em suas redes sociais. 

Por nota, no entanto, a assessoria de Lula –o qual cumpre pena em Curitiba, condenado na Operação Lava Jato, desde abril passado –acrescentou que lamenta "que o Roda Viva não tenha peticionado um pedido para entrevistar Lula, que lidera todas as pesquisas".

À reportagem, o pré-candidato do Podemos, senador Alvaro Dias, ironizou a entrevista do adversário –concedida no mesmo horário em que ele, próprio, era sabatinado por jornalistas na Globonews. "Não vi, não verei e não comentarei", resumiu o parlamentar. "Deixo para você considerá-lo relevante, não eu", encerrou.

Manuela D'Ávila

A pré-candidata do PCdoB, Manuela D'Ávila, criticou a posição de Bolsonaro sobre o líder negro Nelson Mandela (1918-2013). Questionado pelo âncora do programa, Ricardo Lessa, sobre o que achava do ex-presidente da África do Sul, o deputado federal respondeu que se deveria avaliar também o passado de Mandela. O líder ficou preso por 27 anos, depois presidiu seu país entre 1994 e 1999 e chegou a conquistar o prêmio Nobel da Paz em 1993.

A gaúcha considerou problema "de caráter" as colocações do adversário. "‏O sujeito disse que Mandela não é isso tudo, que Herzog se suicidou, que a escravidão é culpa dos africanos e o que seu livro de cabeceira é o do torturador Brilhante Ustra. O problema do dito não é de política: é de caráter", escreveu Manuela em seu perfil oficial no Twitter.

Marina Silva

Na mesma rede social, Marina Silva (Rede) escreveu duas vezes sobre a entrevista do candidato do PSL. A pré-candidata falou sobre refugiados: "Jesus Cristo foi um refugiado e nos ensinou sobre amor, respeito, humildade e compaixão, jamais sobre tortura, preconceito e ódio". E ironizou uma resposta do candidato sobre seus conselheiros: "Alguém que pergunta no 'posto Ipiranga' questões como saúde e educação não merece o pit stop do voto de ninguém".

No programa, Bolsonaro se referira ao posto ao mencionar sua relação com o economista Paulo Guedes, responsável pelas propostas econômicas de sua campanha e cotado para compor o ministério caso o deputado se eleja.

Guilherme Boulos

Já o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, refutou a declaração do candidato sobre o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra –apontado em investigações da Justiça brasileira e nos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, na condição de ex-chefe do DOI-Codi (principal órgao de repressão a opositores da ditadura), como um dos principais nomes da tortura durante o regime militar. Questionado sobre qual seria seu livro de cabeceira, Bolsonaro citou "A verdade sufocada", escrito pelo coronel.

"Brilhante Ustra foi um dos torturadores mais abjetos da ditadura brasileira. Apologia à tortura é crime pelo artigo 287 do Código Penal. Quem faz deveria estar preso, não ser candidato a presidente da República", escreveu Boulos em sua conta no Twitter.

Para o candidato do PSOL e coordenador nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), as declarações de Bolsonaro equivalem a "aberrações". "Depois das aberrações de ontem de Bolsonaro, é ainda mais claro que a educação pública precisa incluir a defesa dos direitos humanos e da democracia. Sem acertar contas com o passado, não há presente nem futuro. Como se diz em psicanálise, é um passado que não passa", escreveu.

Eleitor "quer propostas", diz assessoria de Bolsonaro

Em nota encaminhada ao UOL na tarde desta terça-feira (31), a assessoria do candidato do PSL lamentou críticas ao desempenho dele como as feitas pelo filho de Herzog, o engenheiro Ivo Herzog, 51, presidente do Instituto Vladimir Herzog.

"Uma pena a linha que estão querendo seguir. O eleitor não merecia uma campanha desse nível. Nós não vamos dar ênfase a estas questões. Estamos dispostos a falar com a imprensa, mas uma abordagem onde o eleitor esteja sendo considerado -- e com certeza o que o eleitor quer saber é quais são as propostas dos presidenciáveis pra tirar o Brasil da situação que se encontra", diz a nota.

Também hoje, em sua primeira manifestação depois de participar do programa Roda Viva, da TV Cultura, o candidato do PSL à Presidência criticou a insistência no debate sobre a ditadura e escreveu a palavra entre aspas. No Twitter, escreveu que "o povo está sofrendo com mais de 14 milhões de desempregados, com mais de 60 mil homicídios por ano, com mais de 50 mil mulheres estupradas" e completou: "É disso que o povo quer saber. Eu vencendo, é daqui pra frente!", encerrou.

Bolsonaro aparece em segundo lugar nas principais pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, atrás apenas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele lidera os cenários em que o petista não é testado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos