Após esconder PT em 2014, Pimentel exibe Lula e Dilma em vídeo de campanha

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

Quatro anos após esconder nomes do PT como o da ex-presidente Dilma Rousseff, então candidata à reeleição presidencial, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, decidiu lançar mão do apoio dos dois líderes petistas para tentar se reeleger.

Se em 2014, o vídeo de 2 minutos e 36 segundos da campanha de Pimentel ao Palácio da Liberdade não citou ou mostrou em vídeo uma única imagem de Dilma e Lula, a versão 2018, com 1 minuto e 6 segundos, que será lançada nos próximos dias enfatiza as figuras dos ex-presidentes. O material traz o jingle de campanha do candidato.

"O Lula já falou: é Pimentel governador. A Dilma também já falou: é Pimentel governador. E o povo já falou: com Dilma e Pimentel eu vou. Nosso canto ecoou: com Dilma e Pimentel eu vou", diz trecho do jingle.

No material utilizado na campanha passada, o mote é "sou mineiro, brasileiro com amor. Sou Pimentel. Ele é meu governador", diz trecho do jingle de 2014. Na peça, é citado o fato de que o petista tinha sido ministro do Desenvolvimento Econômico, porém sem dizer que havia sido no primeiro governo de Dilma.

A estratégia de campanha do petista é colar a sua imagem à de Lula e Dilma. Pimentel está em segundo lugar na pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (22), com 20% de intenção de voto para o governo mineiro. O senador Antônio Anastasia (PSDB) lidera a disputa, com 29% das intenções de voto.

Dilma, que é candidata ao Senado por Minas Gerais, ao contrário de Pimentel, está à frente da disputa, com 25% das intenções de voto, seguida do candidato do PHS, jornalista Carlos Viana, com 11% das intenções de voto.

Disputa polarizada exige "dinâmica diferente", diz Pimentel

Procurado, Pimentel afirmou que cada eleição tem uma "dinâmica diferente". Por meio de nota, o governador disse também que se "orgulha" de contar com o apoio de Dilma e Lula.

"Cada eleição tem uma dinâmica diferente. A deste ano é uma disputa polarizada, onde é indispensável identificar os parceiros e aliados. Tenho orgulho do apoio de parceiros, que juntos disputam a eleição, como o ex-presidente Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff", afirmou Pimentel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos