Nas redes sociais, Bolsonaro comemora rejeição de denúncia no STF

Gustavo Maia

Do UOL, em São Paulo

O perfil oficial do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) no Facebook comemorou com um grito de guerra militar a rejeição da denúncia apresentada contra ele por suposto crime de racismo pelo STF (Supremo Tribunal Federal), nesta terça-feira (11).

"SELVA!", diz a mensagem, seguida de um emoticon da bandeira do Brasil e outro de uma mão com polegar para cima, sinal de positivo. Na postagem, ele reproduziu o artigo 53 da Constituição Federal e um tuíte do perfil oficial do STF informando o resultado de 3 a 2 na 1ª Turma da Corte.

"Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos", diz o item da Carta Magna, constantemente citado por Bolsonaro quando ele foi questionado sobre a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Bolsonaro está internado na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde a última sexta-feira (7). No dia anterior ele levou uma facada durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG) e passou por cirurgia de emergência na Santa Casa do município mineiro.

"Prova de equilíbrio"

Na noite desta terça, o advogado Gustavo Bebianno, presidente em exercício do PSL, disse em entrevista coletiva que o STF teve uma posição correta. "É um absurdo aquele oferecimento de denúncia. Pela primeira vez na história alguém faz um comentário que alguém está acima do peso e é acusado de racismo", comentou.

Para ele, a 1ª Turma "deu uma prova de equilíbrio" ao reconhecer que a denúncia oferecida pela procuradora-geral Raquel Dodge "não tinha nenhum fundamento".

"Isso não nos assustava porque, se a ação prosperasse, nós tínhamos a certeza de que provaríamos a inocência do deputado. Mas é um problema a menos, ainda mais nesse momento de dificuldade", concluiu.

Bebianno, que estava fora do hospital e chegou por volta das 20h20, disse ainda que deu a notícia a Bolsonaro por telefone, por meio de um dos filhos que colocou a ligação no viva-voz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos