"Pior que Trump": Guardian diz que possível eleição de Bolsonaro é perigo

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Editorial do jornal The Guardian diz que a democracia do Brasil está em perigo

    Editorial do jornal The Guardian diz que a democracia do Brasil está em perigo

Em editorial publicado nesta quinta-feira (4), o jornal britânico The Guardian diz que a possível eleição do candidato Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência representa um "perigo" à democracia brasileira e que ele é "pior" que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

"Chamá-lo de Donald Trump latino-americano, como fazem alguns, é bondade. Bolsonaro é um misógino e homofóbico cujas posições sobre comunidades indígenas e meio ambiente são sombrias. Ele homenageia torturadores e a ditadura militar que vigorou no Brasil de 1964 a 1985. Ele recentemente defendeu que opositores políticos fossem fuzilados. Sua intolerância é retratada como 'honestidade'", diz o jornal.

O jornal diz ainda que a candidatura de Bolsonaro é "sintoma de problemas mais profundos" e relembra sua trajetória como deputado de baixo clero que ascendeu à popularidade através das redes sociais. A publicação cita ainda o sentimento anti-PT, a Operação Lava Jato e a recessão econômica como fatores que impulsionaram a candidatura do capitão da reserva.

O editorial conclui que mesmo a derrota de Bolsonaro não é motivo para comemoração. "As forças que deram impulso a ele não vão sumir sozinhas. Reconstruir a economia, conter o crime e combater a corrupção será essencial para construir uma cultura política mais saudável. Isso é uma tarefa gigantesca, mas ainda é a maior esperança para o Brasil."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos