Análise: "Se Bolsonaro for eleito, Brasil terá escolhido um meme"

Do UOL, em São Paulo

Para o colunista político do UOL Josias de Souza, se Jair Bolsonaro (PSL) for eleito presidente do Brasil, o país estará escolhendo um meme. "Você está elegendo um candidato com um discurso absolutamente fragmentário. Ele capturou todos os sentimentos do eleitorado com uma frase, com um meme, com um vídeo. Você não sabe a rigor o que pensa o Bolsonaro. Então nós estamos elegendo um meme", disse ele.

Josias pontua que o candidato fez sua campanha, principalmente, nas redes sociais e via mensagens de WhatsApp. "Então se o sujeito é a favor de usar arma, de matar bandido, o Bolsonaro chegava assim para ele. Se o sujeito quer a volta do autoritarismo, o Bolsonaro chegava assim para ele. Se o sujeito queria um candidato anti-PT, havia um Bolsonaro para ele, numa frase, num meme, numa mensagem de WhatsApp".

Para o cientista político Cláudio Couto, a campanha de segundo turno vai ser um experimento interessante. "Porque aí ele vai ter tempo igual de TV ao que tem o seu opositor. E o que será que ele vai fazer com esse tempo de TV? Não dá para exatamente reproduzir a linguagem do meme no tempo de TV. É uma coisa a se ver o que vai acontecer".

Para Couto, a "nova direita" faz uso de informações falsas para se promover. "Esse tipo de figura, esse político que parece um meme, dessa coisa fragmentária e que se alimenta também dessa difusão de informações não comprováveis, depois vistas como falsas, mas que são um pouco como folhas jogadas ao vento, que você nunca mais consegue recuperar. Isso vai produzindo um efeito, uma mudança de clima na sociedade que favorece esse perfil de candidato".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos