Contra o aborto, Leila do Vôlei é a primeira mulher eleita senadora pelo DF

Olga Bagatini

Colaboração para o UOL

  • Divulgação

    Com 17,76% dos votos válidos, Leila do Vôlei é a primeira mulher eleita senadora pelo DF

    Com 17,76% dos votos válidos, Leila do Vôlei é a primeira mulher eleita senadora pelo DF

Leila Barros, mais conhecida como Leila do Vôlei (PSB), tornou-se a primeira mulher eleita para o Senado pelo Distrito Federal. Nascida em Brasília, a ex-atleta disputou eleição pela segunda vez neste domingo (7) e foi a mais votada, com 17,76% dos votos válidos, seguida por Izalci Lucas (PSDB), com 15,33 %. Em entrevista ao UOL, ela se diz contra o aborto – com exceção dos casos previstos por lei –, contra a legalização da maconha e da liberação do porte de armas.

A senadora eleita reconhece que o esporte trouxe visibilidade à sua candidatura, mas creditou o sucesso ao trabalho feito entre 2015 e 2018 no governo de Rodrigo Rollemberg (PSB).

Nascida em Brasília, a ex-atleta de 47 anos se projetou na seleção brasileira e disputou os Jogos Olímpicos de 1992, 1996 e 2002, colecionando medalhas de bronze nas duas últimas edições. Em 2000, foi eleita "atleta do ano" pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Leia mais:

Leila entrou na política em 2014 para concorrer à Câmara Distrital e se tornou primeira suplente da sua coligação. Ela ainda foi secretária de Esportes, Turismo e Lazer do Distrito Federal por quase três anos no atual governo do correligionário Rodrigo Rollemberg. Para este pleito, ela montou uma chapa majoritariamente feminina com Leany Lemos, ex-secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, na primeira suplência.

Entre suas prioridades estão as pautas inclusivas, o esporte e um sistema de saúde focado em prevenção. A candidata promete diminuir as regalias do cargo, como verba de passagem e aposentadoria especial. A eleita também diz "não vou fugir do debate das reformas". "A gente sabe que é prioridade para o governo que irá iniciar. Pretendo manter diálogo independente do governo que vier."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos