Confiante, Witzel já planeja secretariado no Rio de Janeiro

Pauline de Almeida

Colaboração para o UOL, no Rio

  • Marcelo Fonseca/Folhapress

    O candidado a governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC)

    O candidado a governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC)

Confiante na vitória, o candidato ao governo do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) prometeu detalhes de seu secretariado já para a segunda-feira (29) após as eleições. A declaração foi dada durante visita ao comércio popular do Saara, no centro da capital, neste sábado (27), último dia de campanha. Ele adiantou que, se eleito, uma mulher pode assumir a secretaria de Fazenda.

O anúncio da pasta da Fazenda estava prometido ainda para o período de campanha, mas o candidato disse que não foi possível fechar um nome. "Estou entrevistando uma mulher profundamente conhecedora dos graves problemas dos estados", afirmou, sem dizer quem seria.

Leia também: 

Questionado se o secretariado será paritário, Witzel respondeu que esta tentando equacionar homens e mulheres, mas vai se pautar principalmente no "mérito". "Não adianta somente ser do sexo feminino ou masculino. Tem que ter mérito. Nós sabemos que têm mulheres altamente capacitadas." 

Com 41,28% dos votos válidos nas urnas no dia 7 de outubro, mais que o dobro do segundo colocado Eduardo Paes (DEM), que teve 19,56%, o candidato do PSC espera vencer com uma "ampla margem de votação".

No Saara, ele aproveitou para alfinetar o adversário e o acusou de espalhar fake news, lembrando ainda que Paes concorre permitido por uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral.

"Para combater fake news é só falar a verdade e mostrar que o lado de lá está altamente comprometido com condenações na Justiça Eleitoral", disse o candidato, referindo-se à condenação sofrida por Eduardo Paes no Tribunal Regional Eleitoral por abuso de poder político e econômico, acusado de usar um documento pago com recursos públicos como plano de governo de seu candidato a sucessor na Prefeitura do Rio, em 2016.

Fotos com camisetas de Bolsonaro

Na visita ao Saara, Witzel tirou fotos com eleitores e comerciantes populares. Uma mulher negra que gritou "fascistas" para ele e seus apoiadores foi vaiada.

Com várias lojinhas vendendo camisetas de Jair Bolsonaro (PSL), Witzel tentou se associar à imagem do presidenciável, sempre parando para tirar fotos em frente com os objetos.

Na agenda no Centro do Rio, Witzel esteve acompanhado do policial militar André Monteiro (PRTB), que foi seu rival no primeiro turno, e do deputado federal e presidente do PSDB no Rio, Otávio Leite.

Carreata 

O segundo compromisso de Witzel neste último dia de campanha foi uma carreata no município de Mesquita, na Baixada Fluminense. No evento, vários participantes vestiam camisetas estampadas com o rosto de Bolsonaro e adesivos com o número do candidato do PSL.

Apesar do apoio de Witzel a Bolsonaro, o candidato à presidência se declarou neutro nas eleições o governo do Rio.
Entre os presentes estava Rodrigo Amorim (PSL), deputado estadual eleito mais votado e que ficou conhecido pelo episódio em que quebrou uma placa feita em homenagem a Marielle Franco.

A carreata passou por Mesquita, Nilópolis e terminou no Rio, encerrando a agenda da manhã do candidato. Após visitar a capital e a Baixada, ele vai deve seguir para a região metropolitana, onde estão dois dos maiores colégios eleitorais do estado: São Gonçalo e Niterói.

Pesquisas

O ex-juiz federal chega à véspera da eleição como favorito, depois de iniciar o período de campanha com apenas 1% nas pesquisas de intenção de voto. Apoiando-se nas propostas de Jair Bolsonaro (PSL), ele despontou na última semana do primeiro turno e bateu 41,28% dos votos válidos.

Na última pesquisa Datafolha, publicada na quinta-feira (25), o candidato do PSC aparece com 56% dos votos válidos contra 44% de Eduardo Paes. A vantagem existe, mas caiu seis pontos em uma semana. Na pesquisa do dia 18 de outubro, Witzel tinha 61% dos votos válidos contra 39% do rival. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos