Com disputa na web, frases pró Bolsonaro e Haddad lideram Twitter no mundo

Do UOL, em São Paulo

  • Montagem/UOL

    Nos trending topics da rede social no Brasil, as hashtags #MudaBrasil17 e #ViraVotoHaddad13 aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente

    Nos trending topics da rede social no Brasil, as hashtags #MudaBrasil17 e #ViraVotoHaddad13 aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente

A um dia para o segundo turno das eleições presidenciais, os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) abriram o sábado (27), com campanha em seus perfis no Twitter.

Nos trending topics, da rede social no Brasil, as hashtags #MudaBrasil17 e #ViraVotoHaddad13 aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente. No mundo, o termo relacionado ao capitão do Exército é o primeiro, enquanto a hashtag de Haddad está em quarto lugar.

Trending topic (TT) é o termo utilizado no Twitter em referência aos assuntos mais comentados naquele momento. Os números são computados por meio das hashtags, e podem ser medidos tanto de forma regional, levando em conta o assunto mais comentando em um determinado país, ou global. 

Leia também:


O candidato ao Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad, escreveu em sua conta que "a virada chegou". "Vamos com garra, energia e fé que a virada chegou. De porta em porta, olho no olho, com muita conversa e muito respeito. ", diz o texto.

"Amanhã vamos comemorar uma vitória histórica da verdade e da democracia", escreveu Haddad. Ontem, no final da noite, Haddad se pronunciou em um vídeo após um comício realizado na Bahia. "Mais de 100 mil pessoas na praia de Ondina defendendo a democracia, defendendo o Brasil e defendendo as liberdades", disse Haddad.

"Sei que o povo se levantou no Brasil inteiro, agora é trabalhar mais neste sábado e ganhar a eleição no domingo. Vamos celebrar no domingo a noite a vitória da democracia e a vitória do Brasil", disse o candidato do PT.

Obediência à Constituição

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) também utilizou sua conta no Twitter para fazer campanha. O capitão da reserva afirmou neste sábado (27) que seguirá a ordem legal, se eleito.

"A forma de mudarmos o Brasil será através da defesa das leis e da obediência à Constituição. Assim, novamente, ressaltamos que faremos tudo na forma da Lei! Qualquer forma de diferenciação entre os brasileiros não pode ser admitida. Todo cidadão terá seus direitos preservados", escreveu Bolsonaro.

Em outro post, Bolsonaro citou direitos de estrangeiros no país. "Qualquer pessoa no território nacional, mesmo não sendo cidadã brasileira, tem direitos inalienáveis como ser humano, assim como tem o dever de obedecer às leis do do Brasil", escreveu o capitão da reserva.

Também nesta manhã, o perfil do candidato no Twitter publicou uma imagem abordando quatro tópicos: diversidade, liberdade, família e propriedade privada.  Na reta final da campanha, o capitão da reserva tenta moderar o discurso, em um aceno aos eleitores avessos às falas do capitão.

Na última semana, em transmissão para uma multidão na Avenida Paulista, Bolsonaro falou em "faxina". "Ou vão para fora, ou vão para a cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria", disse. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos